Eleito melhor senador do ano pela votação popular, Major Olimpio (PSL-SP) também foi apontado pela internet como o parlamentar que mais se destaca na defesa do meio ambiente no Congresso. Por isso, recebeu o troféu do público na categoria especial “Clima e Sustentabilidade” do Prêmio Congresso em Foco 2019.
> Lançamos nosso primeiro crowdfundig. Contribua para o jornalismo independente!
A categoria “Clima e Sustentabilidade” foi criada pelo Prêmio Congresso em Foco em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) neste ano, com o objetivo de reconhecer o trabalho dos congressistas que atuam em defesa do clima e sustentabilidade. E como os debates sobre meio ambiente estão em alta no Brasil, mobilizou muitos internautas. Só o Major Olimpio recebeu mais de 29 mil votos.
A votação popular, que aconteceu através da internet entre os dias 1º e 31 de agosto, também reconheceu o trabalho dos deputados General Girão (PSL-RN) e Marcelo Freixo (Psol-RJ), que ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente.
Leia também
Veja todos os premiados pela votação popular na categoria especial “Clima e Sustentabilidade” do Prêmio Congresso em Foco 2019, pela ordem decrescente de votos:
1º – Senador Major Olimpio (PSL – SP) 29.539
2º – Deputado General Girão (PSL – RN) 12.834
3º – Deputado Marcelo Freixo (Psol – RJ) 9.160
4º – Deputado Enéias Reis (PSL – MG) 8.685
5º – Deputado Vinicius Carvalho (PRB – SP) 7.680
Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano.
Premiação
Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2019 foram anunciados na noite desta quinta-feira (19), em cerimônia realizada no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília. Na ocasião, o senador Major Olímpio recebeu o troféu das mãos do presidente do IDS, Ricardo Youn.
Votação
A consulta popular na internet é um dos três filtros do Prêmio Congresso em Foco 2019. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.
Durante o mês de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. Os votos passaram inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores. A auditoria foi feita pelo Congresso em Foco, pelas empresas Guard e iLevel e pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
A ferramenta utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para a votação do prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.
Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.
Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais.
Categorias Especiais
O objetivo das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco é destacar o trabalho dos parlamentares em temas específicos que têm ampla repercussão no Congresso, como é o caso do meio ambiente.
Este ano, o prêmio contou com três categorias especiais: “Clima e Sustentabilidade”, que tem o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); “Valorização dos Bancos Públicos”, criada em parceria com a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB); e “Apoio ao Empreendedorismo”.
Deixe um comentário