O deputado Fábio Trad (PSD-MS) foi eleito o melhor deputado de 2020 na escolha do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco. Trad está em seu terceiro mandato como deputado federal e tem atuação ligada à discussão de assuntos jurídicos no Congresso Nacional.
“Eu gostaria de falar da angústia e da esperança, que são duas potencias afetivas que hoje dominam a população brasileira. Angústia porque ainda não vi o Brasil ser de todos os brasileiros. Um país que tem minério, petróleo, água doce, salgada… Mas ainda não é de todos os brasileiros. E a esperança é nela que eu me agarro, eu durmo em paz com ela. Com a esperança eu acho que ainda vale a pena e tem sentido ser deputado federal”, disse Trad em seu discurso de agradecimento.
Nesta 13ª edição do Prêmio Congresso em Foco, o júri especializado, que é formado por representantes de quatro segmentos da sociedade, também elencou como melhores parlamentares do ano os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), Carmem Zanotto (Cidadania-SC), Felipe Rigoni (PSB-ES), Fernanda Melchionna (Psol-RS), Luisa Canziani (PTB-PR), Marcelo Freixo (Psol-RJ), Marcelo Ramos (PL-AM), Margarete Coelho (PP-PI)e Tabata Amaral (PDT-SP),.Leia também
Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2020 foram anunciados em cerimônia virtual realizada na quinta-feira (20) transmitida pela página do Congresso em Foco. O vencedor desta categoria foi anunciado por Marcelino Rodrigues, presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) e Wagner Parente, CEO da BMJ consultores e associados.
O júri
O júri é uma das três formas de escolha dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2020, junto com a votação da internet e a dos jornalistas. O objetivo do júri é fazer uma avaliação especializada dos parlamentares, de acordo com a visão e o posicionamento de vários segmentos da sociedade.
PublicidadePor conta disso, o corpo de jurados foi formado com o objetivo de garantir pluralidade, com representantes de quatro diferentes segmentos da sociedade: o acadêmico, o empresarial, o trabalhista e o terceiro setor,além de um representante do Congresso em Foco.
O Prêmio Congresso em Foco 2020 teve como jurados um dos membros da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento, Carlos Nobre; da presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Carolina Venuto; da presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação, Priscila Cruz; da coordenadora da assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Viviane Ponte Sena e do editor-executivo deste site, o jornalista Edson Sardinha.
Na avaliação feita pelo júri, os principais critérios levados em consideração foram: assiduidade em sessões deliberativas; participação nos debates do Parlamento; apresentação de propostas legislativas; capacidade de articulação política; combate à corrupção e uso consciente dos recursos públicos; além da defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.
Deixe um comentário