Quem votou, votou. Quem não votou, só no ano que vem. Chegou ao fim às 23h59 dessa quinta-feira (30) a votação do Prêmio Congresso em Foco 2021, iniciada em 1º de setembro. Também concluíram a votação os outros dois grupos de jurados: o composto por 25 jornalistas que acompanham o Congresso e o integrado por seis representantes da sociedade civil, o chamado júri especializado. Está curioso para saber quem são os vencedores?
Pois bem, será preciso esperar até o dia 21 de outubro, data de cerimônia da premiação, para saber quais foram os parlamentares mais bem avaliados pelo público na internet, pelos jornalistas e pelo júri especializado. A última parcial foi divulgada no último dia 23, quando mais de 1,3 milhão de votos haviam sido validados. Nas últimas horas houve um aumento expressivo na corrida pela votação.
Estavam aptos a serem votados deputados e senadores que não respondem a investigações criminais ou de improbidade administrativa, que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias em 2021 e não tenham histórico, de atos e declarações, contra os direitos humanos.
A votação passou por um rígido sistema de auditagem, tanto internamente quanto externamente, por meio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco se tornou um marco e tem como objetivos principais estimular a cidadania, fortalecer a democracia, além de avaliar o desempenho dos parlamentares e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.
O que é o Prêmio Congresso em Foco
Veja quem forma o júri especializado
Os jornalistas que participam da votação do prêmio