O vice-presidente Hamilton Mourão é mais bem avaliado por líderes do Congresso do que o presidente Jair Bolsonaro. Levantamento feito pelo Painel do Poder, ferramenta de pesquisa do Congresso em Foco, mostra preferência dos parlamentares pela atuação de Mourão. Em uma escala de 1 a 5, as 70 lideranças entrevistadas deram nota 2,9 ao vice-presidente. Já o presidente ficou com média de 2,4. Mesmo congressistas da base do governo atribuem notas medianas a Bolsonaro e preferem o vice ao presidente. Bolsonaro tem melhor desempenho entre deputados. Mourão, entre os senadores.
Para o Congresso, Ernesto Araújo é o pior ministro
A divulgação da pesquisa, concluída em dezembro, ocorre na semana em que presidente e vice explicitaram problemas de relação. Mourão disse, em entrevista à CNN Brasil, que conversa cada vez menos com o presidente e que sente falta de maior diálogo entre os dois. Ele foi chamado de “palpiteiro” por Bolsonaro após sugerir a demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Para completar, um assessor do vice foi flagrado em troca de mensagens com um deputado, defendendo que o impeachment do presidente e, por consequência, a ascensão do chefe seria o melhor para o país. Após a revelação do caso, Mourão demitiu o funcionário e disse que não tinha ciência de seus movimentos.
De acordo com o Painel do Poder, mesmo entre membros autodeclarados da base, há aqueles que atribuem nota 3 (mediana) ao presidente. Entre a oposição as notas se concentram exclusivamente em 2 e 1, ou seja, nenhum oposicionista avalia sequer medianamente o presidente da República.
Mourão é mais bem avaliado que Bolsonaro pelos principais líderes do Congresso desde a primeira rodada do Painel do Poder durante o atual governo. A média do vice oscilou entre 2,9 e 3,1 nesse período. Já o presidente alcançou sua melhor média em setembro de 2020 (2,6), enquanto se aproximava do Centrão e reduzia seus ataques ao Congresso. Nas demais pesquisas, ficou com nota entre 2,4 ou 2,5, na escala de 1 a 5.
A nova onda do Painel do Poder foi feita entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro. O Painel ouve a cada três meses as principais lideranças do Parlamento, como presidentes de comissões ou frentes parlamentares, líderes de bancada e formadores de opinião na Câmara e no Senado. Foram entrevistados nesta edição 70 deputados e senadores, considerando-se a proporcionalidade de partidos, posicionamento em relação ao governo e distribuição geográfica dos políticos entrevistados.
PublicidadeComo mostrou ontem o Congresso em Foco, Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, é considerado pelos líderes o pior ministro de Bolsonaro, seguido de Ricardo Salles, do Meio Ambiente. Já Tereza Cristina, da Agricultura, e Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, aparecem empatados como os dois melhores integrantes do ministério.
Painel do Poder
Produzido com metodologia científica, o Painel do Poder tem grande potencial estratégico para quem deseja desenhar cenários políticos e econômicos de curto, médio e longo prazo. As entrevistas foram feitas pelo Congresso em Foco em parceria com a empresa Demodata. Entre as principais lideranças ouvidas pela pesquisa estão líderes de bancadas partidárias, integrantes das mesas diretoras da Câmara e do Senado, formadores de opinião em temas relevantes como matérias econômicas, questões ambientais, costumes e direitos humanos.
Você também pode contratar para a sua organização uma pesquisa exclusiva ou uma apresentação dos principais achados do Painel do Poder, num encontro com os profissionais que fizeram do Congresso em Foco o mais influente veículo jornalístico nacional especializado em política.
Não perca tempo! Para ter acesso ao relatório na íntegra, faça contato pelo email comercial@congressoemfoco.com.br.
Líderes querem aumentar imposto sobre fortunas na reforma tributária
As principais informações desta matéria foram repassadas antes a nossos assinantes. Por apenas R$ 29,90 por mês, você pode ter acesso a alertas exclusivos por celular e a vários outros serviços. Aproveite nossa promoção especial e cadastre-se agora, com direito a uma degustação gratuita por 30 dias.
Mourão admite falta de diálogo com Bolsonaro e se vê fora da chapa em 2022
Claro! Mourão é ponderado, articulado, inteligente, capacitado, mas rigoroso. É tudo o que o Brasil precisa.
Superou a Dilma, o Collor, o Sarney… antigamente, a AMAN aceitava qualquer um?
O pior é q naquele tempo aceitavam. De lá para cá a formação é beeem outra.
Este mesmo congresso elegeu em 11 de abril do maravilhoso ano de 1964 o Digníssimo Marechal Castelo Branco presidente da República Federativa do Brasil !
E o país entrou em uma era de progresso.
Saiu do 48o PIB do mundo para o 8o.
Castelo Branco foi mesmo um grande Brasileiro.
O gen. Mourão é muito mais culto, comedido e clássico, mas não desgosto do pres. Bolsonaro.
Alguém votou no Mourão? Esse vice simplesmente não existe politicamente.
Cala boca, Batista!!
Mourão sabe colocar-se na posição de Vice. Contudo, é capacitado, ponderado e impecável. É um General. Por discrição e espírito de subordinação, não assume protagonismo.
Pra saber se um presidente foi bom compara-se o país quando ele entrou e quando saiu.
Dilma saiu com dolar 2,50 e 11 milhões de desempregados, gasolina a R$ 2,53, Amazônia ok, médicos ok, agrotóxicos ok, PIB ok. Empresas embraer, ford, IBAMA ok, respeito internacional OK, lava jato ativa, caminhoneiros ok.
Dilma foi ótima para o Brasil. Ótima! Seu impedimento foi um golpe. Um golpe! Ela foi ótima. Muito capacitada, honesta. Uma Gerentona. Adorável, querida. Muito querida. O Brasil foi feliz com Dilma. O quê mais?
Ninguém tinha dúvida disso, a velha política, os antigos corruptos de sempre estão a 2 anos sem desviar dinheiro público por culpa do presidente Bolsonaro, é claro que eles iriam preferir até Satanás do que o atual Presidente.
Em plena pandemia, o governo está comprando 15 milhões em leite condensado. Acha isso correto?
Está comprando o que sempre comprou
Tem ideia de quantos ”funças” o país tem?
Aqui nos comentários tem vários ”funças”.
Vc não é um deles?
O problema é que o Bolsonaro é muito ignorante. O matuto do Vale da Ribeira não é mole não.
FORÇA MOURÃO, CHUTA A BUNDA DO MITO BANDIDÃO!!!!!
Vai sonhando….devaneando….a sua realidade é tenebrosa? tomou alucinógenos? acorda aí!!!
Que nervosismo, João. Calma. Tá com medo de perder a boquinha?
Nenhum dos dois de preferência.
Vão continuar preferindo. Quem tem voto é o Bolsonaro. Até 2026 e depois volta em 2030.
Se o Brasil existir até lá. Da maneira que vai não tem alternativa.
Não, o Bozo já não tem o apoio de quem o elegeu: a Globo e o UOL/Folha, entre outros grupos. Eles apostavam no Guedes e se deram mal. Você é jovem, logo entenderá como o jogo funciona.
Já passou da hora de homenagear o Bozo com o nome em um viaduto, viela, córrego ou escola.
Talvez um rio de esgoto ou uma fossa, você tem razão.
Qualquer retardado é capaz de ver que o Mourão é infinitamente mais qualificado que o Bozo
Qualquer retardado, não! retardados iguais a você, não precisava se identificar. Mas já que foi que seja! Canhotos pedindo Mourão, é o fim da quadrilha!
E a quadrilha do leite condensado, bombom, chiclete?
Qualquer imbecil, canhoto ou de direita, sabe que o jumento no planalto não serve para o cargo. Peço apenas desculpa aos jumentos (aos animais) pelo meu meu comentário. João, você é apenas imbecil ou está agindo de má fé com seu comentário? É que realmente não entendo como um ser pensante, de esquerda ou de direita, pode continuar apoiando Bolsonaro. É vergonhoso.
Calma articulista Sardinha, o que essas lideranças querem é dinheiro!…E com a dívida pública passando de 5 tri não sei de onde o Gov. vai arrumar dinheiro para atender!…Lógico que preferem o Mourão, como vão preferir um cara que manda a imprensa sórdida prá pqp….
Pessoal apressado!
Calma, que se o Mourão ficar com o Bolsonaro e agir como fazia na época que estava à frente do Comando do Sul do Exército, ele será eleito Presidente em 2026!
Bolsonaro precisava mandar alguém quantificar o roubo.
Não é possível que seja normal o BNDES emprestar dinheiro para ditaduras falidas.
Queremos saber quanto foi emprestado e quanto foi pago.
É fácil derrubar a esquerda.
Concordo plenamente!
Não é tão facil assim, precisaram inventar um motivo para tirar a Dilma, e ainda fizeram uma grande armação para que Lula não fosse candidato em 2018. Deu no que deu.
Motivo para tirar a Dilma?
O loteamento da maquina governamental entre os partido não é suficiente?
Dos 39 ministérios, alguns sem função nenhuma, só funcionários e cargos?
Cada um pagando dízimo… Nesse tempo, o PT deitava e rolava só com os dízimos. Um dinheirão! Os petistas deitavam e rolavam com a roubalheira de tudo o q era possível roubar. E o Povo só tomando ferro. Muito ferro. Aí veio e Bolsonaro e enfiou mais ferro no Povo. Muito ferro. Dizem q o Covidão (gestão Bolsonaro) rendeu e ainda rede muitas vezes mais do q Mensalão e Petrolão juntos. E tome ferro!
kekeke!!!
Inventar…???
Em 2019 o governo Bozo pagou 48 milhões (de nosso dinheiro) para uma auditoria extemporânea (todo banco tem sua rotina de auditorias) do BNDES. Não encontraram nada de anormal nas atividades do BNDES. Teve que engolir o que havia falado e não falou mais nada.
Emprestar dinheiro para país falido, que nunca pagou e que nunca pagará.
Não é possível que não tenha irregularidade nisso.
Quem avalizou o dinheiro emprestado?
Quem está pagando o financiamento?
Se não for pago, é calote.
Empréstimo a fundo perdido é doação. Exemplo: como Cuba pode nos pagar os 682 milhões de dólares financiados pelo BNDES para a construção do porto de Mariel?
Bolsonaro tem pavor de investigações…!
Não sei como ele era qdo estava aa frente desse Comando. Foi mal? Mas Mourão me agrada. Aliás, adoraria ver uma chapa MORO – MOURÃO. Ou MOURÃO – MORO.
Infelizmente para o Brasil, Moro pegou um emoregão na iniciativa privada e, acho eu, nunca mais largará um pombo na mão prá pegar dois voando.
Também gostaria do Mourão como Presidente, com a ressalva que coloquei.
Ele foi muito bem.
Quanto ao Moro, acho que ele perdeu uma grande chance de compor essa chapa Mourão/Moro, que também um dia já me agradou.
Movido pela vaidade, Moro deixou-se ludibriar pelos muitos q desejavam vê-lo fora da Lava Jato. O plano de oferecer-lhe uma capa preta do STF caiu como uma luva. Moro caiu no conto da sereia (um MITO) e ficou chupando o dedo, desempregado. Diante disso, teria sido errado ele aceitar sociedade nessa empresa de assessoria em compliance, só porque, na carteira de clientes, são listadas Odebrecht e que tais? Ora, compliance é atividade desejável e legal. Sendo muito bem remunerada, então… Eu não condeno Moro.
Eu acredito que ele foi mais ludibriado pela oposição, que deve ter feito a cabeça dele de que se ele ajudasse a derrubar o Bolsonaro, ele não teria adversário em 2022, sendo melhor ser presidente que ministro do STF.
Também não o condeno pelo atual emprego não.
Será, Valdir? Pode até ser, mas nunca senti q Moro tivesse queda prá cargo público eletivo. Não leva jeito prá política. Acho q nunca sairá candidato. Mourão, sim, faria bom e bonito papel, nas acho q aspira o Senado, o q será ótimo.
O Mourão já deu sinais de que deve sair candidato ao senado, caso a chapa não se mantenha, e muito provavelmente será candidato à presidência em 2026.
Moro, eu acredito que sim, politicos velhacos devem tê-lo convencido, e como você disse, ele não tem queda. Até os mais experientes caem na conversa desses caras.
Pois é… Mas a chapa terá outro Vice, claro. Bolsonaro sofre com a leveza, com o poder de penetração, a capacidade do Mourão, q quase corre em raia própria.
Bolso terminou vencendo com Lira, hem? Previsível. Agora, tem q ficar velhaco bom o pagamento das promessas, mormente liberação das emendas. O Brasil terá recursos para tanto, diante da pandemia? O Centrão não pensará 2 vezes para mudar de lado, se Bolso titubear.
Tens toda razão!
O Brasil também prefere o Mourão!! Primeira coisa será investigar e prender os bandidos da ala ideológica do bolsonarismo, incluindo os filhos.
Eu concordo.
E para prender os bandidos mais atuantes, o Mourão vai ser obrigado a começar fechando a Câmara, o Senado e o $TF.
Onde já se viu nomear para ministro da mais alta corte nacional um dervogadozinho de porta de sindicato do ABC ou então um outro sujeito cuja mãe foi vizinha da sua mulher em SBC?
Mas o Bozo foi inteligente e nomeou o Kassio Nunes Marques pro STF. Um cara que falsificou o currículo e trabalha como advogado da familicia Bolsonaro.
Até um saco de estrume é uma opção melhor
Vamos pedir a Cuba de volta.
você dorme sonhando com “lula-petê-cuba”, passa o dia enxergando seus comunistas de estimação… na boa, vá buscar um tratamento, de preferência com aquela mamadeira que teu mito disse que era distribuída nas escolas hahahaha
Sonho nada.
E quem gosta de mamadeira é o pessoal do PT-PSol.
No sentido literal e no sentido figurado também.
Enquanto isso…na ditadura…
(em-quatro-decadas-brasil-reduz-de-55-para-5-capacidade-de-producao-de-insumos-farmaceuticos)
Será que a obra do Bolsonaro não merece um titulo de doutor ”honoris causa” também?
Ele tirou 70 milhões da pobreza com o ”bolsa-pandemia”.
O povo adora uma ”bolsa”
Mas matou 220 mil. Merece o titulo de “honoris assassinus”.
Verdade.
Na época da aliança PT-PMDB, aqui no RJ, não morria ninguém.
Quem ficava doente se internava no Maracanã, no Parque Olímpico ou na Ciclovia Tim Maia.
Os hospitais do governo federal então, esses eram uma maravilha.
Dava vontade de a gente ficar doente só para poder usar os hospitais do SUS.