Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (29), os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional aprovaram a paralisação das atividades na sexta (1º) e na próxima terça (5). Também foi deliberada a intensificação da operação-padrão que tem impactado as entregas da secretaria, como a divulgação do Relatório Mensal da Dívida.
Inicialmente, o relatório tinha a divulgação prevista para hoje, mas, com a operação-padrão, só será divulgado amanhã. Na última sexta (25), já houve atraso no pagamento dos títulos vencidos do Tesouro Direto. A medida motivou a abertura de vários chamados na Subsecretaria da Dívida Pública.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
A previsão é que, nesta semana, a mobilização impacte a entrega do Relatório do Tesouro Nacional, que apresenta o resultado primário e o perfil dos gastos e receitas públicas.
Nessa segunda-feira (28), mais de 400 servidores do Banco Central entraram em greve por tempo indeterminado. As principais reinvidicações são um reajuste salarial de 26,3% e mais reestruturação das carreiras de analistas e técnicos do órgão. A paralisação pode impactar o funcionamento de serviços como as transações via pix.