O Congresso em Foco e a plataforma “Quem te representa?” dão início nesta quinta-feira (26) a uma parceria para facilitar sua vida na hora de escolher uma candidatura nestas eleições. Por meio de uma ferramenta gratuita e apartidária de match eleitoral, é possível localizar o candidato ou a candidata do seu município cujas pautas políticas estão mais alinhadas com aquelas que você considera mais importantes.
A plataforma foi criada pela engenheira de software Viviane Freitas em 2022. De lá para cá, no entanto, cresceu significativamente o número de candidaturas que aderiram ao projeto. Quase 1,7 mil postulantes a cargos eletivos estão cadastrados no “Quem te representa?” até o momento.
Viviane conta que a plataforma foi criada para tentar mapear os problemas que impedem a democracia brasileira de ser forte e verdadeiramente participativa. O Match Eleitoral existe para reunir informações úteis no período de seleção dos nossos representantes, para que eles sejam mais do que um santinho no chão da rua e mais do que cinco segundos em uma propaganda de TV. Afinal, eles não são só um nome, foto e número de urna. São nossa voz nos espaços de poder”, explica a engenheira e ativista social.
Leia também
Você poderá saber mais sobre o posicionamento ideológico dos candidatos, seu grau de escolaridade, sua trajetória política e profissional, entre outras informações.
Para participar, é superfácil. Veja o passo a passo:
1º – Acesse a página do “Quem te representa?” no Congresso em Foco
2º – Escolha o estado e o município que você quer pesquisar
3º – Selecione de três a cinco temas políticos que você considera mais importantes
4º – Marque se quer votar em homem ou mulher
5º – Veja o perfil das candidaturas filtradas
6º – Depois de analisar os perfis, escolha o nome de sua preferência. Você pode recomendar o voto nele para outras pessoas pelo Whatsapp
Esta não é a única parceria feita pelo Congresso em Foco para o acompanhamento das eleições 2024. Junto com a plataforma 72horas, oferecemos um caminho seguro e confiável para você fiscalizar e rastrear o dinheiro público e privado utilizado nas campanhas municipais. O montante é grande. Partidos e candidaturas têm à disposição neste ano cerca de R$ 6 bilhões em recursos públicos, além das doações de pessoas físicas e de financiamento coletivo, para bancar despesas eleitorais.
Deixe um comentário