Há 20 anos o Congresso em Foco passeia pelas telas eletrônicas de deputados e senadores, com reportagens exclusivas, levantamentos, entrevistas, furos e prêmios. Mesmo assim, continua a surpreender. Na semana passada, dois modelos desfilaram pelos corredores do Congresso com sacolas gigantes com a seguinte frase: “O mais lido pelos parlamentares brasileiros”.
A mensagem reproduz a conclusão de várias pesquisas de audiência recentes: o Congresso em Foco é o veículo especializado em política mais lido por deputados e senadores. Foi o que apontou pesquisa do Painel do Poder divulgada em julho do ano passado com os principais líderes do Congresso. O resultado foi confirmado no último mês de junho pela FSB.
Leia também
Passe a seta para ver mais fotos na galeria abaixo:
A ação, estrelada pelos modelos Aline Siqueira Pacheco e João Victor Meireles, foi uma forma descontraída que encontramos de agradecer à audiência e, ao mesmo tempo, mostrar ao público em geral e aos tomadores de decisão que o melhor caminho para se informar e chegar até os parlamentares passa pelo Congresso em Foco.
O levantamento do Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (Ipri), da FSB, mostra que 53% dos congressistas (50% dos deputados e 67% dos senadores) costumam ler o Congresso em Foco. Somos o único veículo, dentre os oito citados, a ser acompanhado por mais da metade dos parlamentares.
A pesquisa, que ouviu 187 deputados e 23 senadores, mostra ainda que o Congresso em Foco tem alta leitura entre parlamentares de perfis ideológicos distintos – da esquerda à direita.
Dentre os congressistas do PT, partido do presidente Lula, 78% acessam este portal com regularidade. O portal também é o favorito (80%) entre os parlamentares do PSB e do PSDB, identificados com a centro-esquerda e o centro, respectivamente. Também é acessado pela maioria das bancadas do Republicanos (61%) e do União Brasil (55%), próximos da centro-direita.
No ar desde fevereiro de 2004, o Congresso em Foco produz conteúdo, por meio do site, mas também eventos, como o Prêmio Congresso em Foco, e análise, por meio de pesquisas como a do Painel do Poder.
Deixe um comentário