A empreendedora Eliene Bispo, uma proeminente líder feminina no Norte do país e presidente da Associação Dianapolina de Artesãos (TO), teve seu trabalho amplamente reconhecido em todo o Brasil após a primeira-dama, Janja Silva, utilizar um blazer com detalhes em capim dourado produzido por ela na cerimônia de posse presidencial. O sucesso de Eliene, entretanto, não se restringe ao território nacional, ultrapassando nossas fronteiras.
Foi após uma rodada em Fortaleza (CE) do programa Exporta Mais Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), que os bordados de Eliene começaram a ganhar projeção internacional. Sua venda mais recente, fruto de uma negociação com o apoio da Agência, foi destinada a uma compradora na Irlanda.
Programa Exporta Mais Brasil
Desde 2023, o Exporta Mais Brasil tem facilitado a aproximação entre compradores internacionais e produtores nacionais, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs). Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, a iniciativa foi criada pela ApexBrasil com o objetivo de impulsionar as exportações brasileiras através de uma abordagem ativa junto a diversos setores econômicos de todas as regiões.
Leia também
De acordo com Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, o programa possibilita que “colocamos frente a frente empresas de diferentes setores produtivos em reuniões presenciais com compradores internacionais que trazemos por terem interesse em conhecer nossos produtos e serviços”.
Desde 2023, foram realizadas 21 ações, reunindo mais de 600 empresas brasileiras com 227 compradores internacionais provenientes de mais de 50 países diferentes. Ao todo, foram realizadas cerca de 5 mil reuniões, com uma expectativa de negócios superiores a US$ 450 milhões nos próximos 12 meses. Em 2024, o programa está visitando novos estados e retornando a outros, abrangendo ainda mais setores produtivos.
Perdendo o medo
“Na primeira vez em que fui exportar, quase desisti. Nossa, é muito complicado. Foi um sofrimento”, relembra Eliene, que há 20 anos trabalha com capim dourado. Antes disso, foi manicure, vendedora e produtora de doces e comidas para casamento.
Após participar do Exporta Mais Brasil, a relação com a exportação ficou mais fácil para a artesã. “A gente vai perdendo o medo. Agora quero buscar mais parcerias, fazer mais exportação”, afirma ela. De acordo com Eliene, o segredo do sucesso é “na primeira dificuldade, não desistir. E ter muito comprometimento”.
Foco em micro e pequenas empresas
A ApexBrasil, em seu planejamento estratégico, prioriza o desenvolvimento regional, com maior equilíbrio na participação de todas as unidades da federação no comércio internacional e nos fluxos de investimentos. Da mesma forma, esforços são feitos para diversificar o perfil das empresas apoiadas, como o apoio a empresas lideradas por mulheres, micro e pequeno portes, não exportadoras, entre outras, de forma a contribuir com a construção de um ecossistema de comércio exterior cada vez mais diverso, equitativo e inclusivo, sempre respeitando relações de trabalho dignas e justas.
A ApexBrasil possui uma gama de projetos e programas dedicados às micro e pequenas empresas, com foco em capacitá-las, prepará-las e levá-las para o mercado externo, desmistificando a ideia de que exportar é só para os grandes empresários.
Em 2023, as MPEs representaram 40% de todas as empresas brasileiras que exportaram, e o número de MPEs que exportam mostra crescimento médio anual de 7,8% desde 2019. Muitas dessas empresas têm iniciado suas exportações para mercados geograficamente próximos, como os países-membros do Mercosul e Colômbia, enquanto outras já ganharam o mercado americano, europeu e asiático.
A ApexBrasil dá suporte em diversas frentes para que o empresário aprenda e se desenvolva internacionalmente. É importante que a empresa esteja com preço internacional formado e com material promocional traduzido corretamente para o inglês ou para a língua do comprador. Estar ciente das necessidades de adaptações do produto para o país de destino; ter conhecimento das formas e custos de envio da mercadoria para o país de destino para saber se a operação é viável economicamente são fatores importantes. Investir em qualificar uma pessoa na equipe, dedicada a dar prosseguimento na negociação em tempo hábil para o comprador é o grande segredo do sucesso.
Expoartesanías 2024
É a mais importante feira de artesanato da América Latina, e tem como principal objetivo a promoção de negócios diretos para os artesãos, bem como a promoção, valorização e exaltação das tradições, cultura, identidade e patrimônio.
Nesta grande ação previsa para dezembro, em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), o Sebrae, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Ministério das Mulheres (MM), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Serviços (MDIC), a ApexBrasil levará peças de artesãs para exposição e venda.
Deixe um comentário