Alvo do próprio presidente da República, a Petrobras lançou uma página na internet em que explica a composição dos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. A companhia destaca que é responsável por cerca de um terço do preço cobrado na bomba e que as variações do valor dos combustíveis seguem as oscilações do preço internacional do petróleo, conforme a oferta e a demanda.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
“Por que a Petrobras pratica preços de mercado? Como é feita a composição do preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha? Existe risco de desabastecimento no Brasil? Hoje, os brasileiros estão fazendo essas e outras perguntas sobre o preço dos combustíveis. Para nós, transparência é fundamental, e, por isso, criamos este site para responder suas dúvidas”, justifica a companhia.
Segundo a empresa, as informações sobre o preço dos combustíveis são as mais acessadas do seu site nos últimos seis meses. Daí a ideia de se criar uma página específica sobre o assunto.
O Ministério de Minas e Energia pediu na segunda-feira a inclusão da estatal no programa de privatizações do governo federal (PPI). O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa terça que cogita de privatizar a empresa por partes. Bolsonaro tem responsabilizado a empresa pela disparada dos combustíveis e da inflação.
Eximindo-se de responsabilidade pelos rumos da estatal, Bolsonaro declarou que a Petrobras não cumpre seu caráter social, previsto na Constituição. “Ela tem um lucro fenomenal, não se compara percentualmente com outras petrolíferas do mundo todo”, acrescentou. Ele também criticou os acionistas ao afirmar que eles “não querem saber se o Brasil tem problemas ou não”, afirmou ness terça-feira (31).
Publicidade