Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) apoia o Prêmio Congresso em Foco. A entidade é responsável pela categoria especial Defesa do Clima e Sustentabilidade, que premia os parlamentares que mais se destacam na pauta ambiental.
Criado em 2009, o IDS é uma organização da sociedade civil que busca pautar os temas democracia e sustentabilidade como indissociáveis, uma vez que as práticas sustentáveis fortalecem os valores democráticos.
Para o coordenador de advocacy do IDS, Marcos Woortmann, o Prêmio “representa a busca por uma atuação parlamentar exemplar, plena de convicção, responsabilidade e convergência com o campo socioambiental”.
Leia também
Na categoria especial concorrem apenas congressistas que demonstraram, ao longo do ano, maior envolvimento com a pauta socioambiental. Para a elaboração da lista, foram analisadas votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto e outras iniciativas. Ao todo, 146 parlamentares — 108 deputados e 38 senadores — estão aptos a concorrer na Defesa do Clima e Sustentabilidade.
Woortmann explica que os critérios utilizados como base para a seleção foram “votações emblemáticas” para o meio ambiente. Para a elaboração da lista, foram excluídos os parlamentares que foram favoráveis ou se abstiveram na votação do Marco Temporal das Terras Indígenas e no esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente; e que foram favoráveis à instalação da CPI das ONGs.
“Esperamos que na próxima edição os critérios do prêmio possam refletir uma virada de momento histórico e consciência ambiental, e possam ser estabelecidos a partir de votações ‘sim’ aos projetos necessários para o avanço da agenda ambiental no Congresso”, conclui.
PublicidadeCriado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A votação na internet para a 16ª edição do Prêmio vai se estender de 7 a 31 de agosto. Os vencedores serão conhecidos em 21 de setembro.
Deixe um comentário