A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (17) a oitava fase da Operação Lesa Pátria, que apura os envolvidos nos atos golpistas realizados em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro. Segundo a Folha de S. Paulo, entre os presos está a mulher flagrada em fotos pichando a escultura “A Justiça”, localizada na frente do Supremo Tribunal Federal (STF), com a frase “perdeu, mané”.
A mulher foi fotografada em cima da estátua, no local onde a pichação foi vista. Em outro registro, ela aparece exibindo as mãos sujas de tinta e sorrindo. A frase pichada foi uma referência o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que a proferiu ao ser abordado por um bolsonarista em Nova York. A escultura foi feita pelo artista brasileiro Alfredo Ceschiatti, em 1961.
Outro alvo da corporação é um invasor que foi fotografado sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos. A nova fase da operação mira os responsáveis por invadir e depredar aas sedes dos Três Poderes, juntamente com os organizadores das caravanas que levaram os golpistas para Brasília.
Ao todo, a PF cumpre 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a corporação em nota.
Deixe um comentário