Atual prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD) caiu sete pontos percentuais, de acordo com pesquisa Quaest desta quarta-feira (18). Ainda assim, lidera com 57% das intenções de voto, margem suficiente para a reeleição em primeiro turno, mesmo descontada a margem de erro de três pontos percentuais. Logo em seguida vem o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), com 18%. Em terceiro lugar aparece o também deputado Tarcísio Motta (Psol), com 4%.
Em comparação com a última pesquisa, publicada no dia 11, o prefeito caiu de 64% para 57%. Já Alexandre Ramagem obteve crescimento de cinco pontos percentuais. Tarcísio Motta manteve-se com os mesmos 4% do último levantamento.
Veja as intenções de voto no Rio:
Leia também
- Eduardo Paes (PSD) – 57%
- Alexandre Ramagem (PL) – 18%
- Tarcísio Motta (Psol) – 4%
- Rodrigo Amorim (União Brasil) – 1%;
- Marcelo Queiroz (PP) – 1%;
- Cyro Garcia (PSTU) – 2%
- Juliete Pantoja (UP) – 0%
- Carol Sponza (Novo) – 1%
- Henrique Simonard (PCO) – 0%
- Em branco/nulo/nenhum – 10%
- Indecisos – 6%
Para o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a queda de Paes demonstra uma mudança na trajetória. Ele também atribui o crescimento de Ramagem, acima da margem de erro, ao apoio do governador Claudio Castro (PL) e do ex-presidente Bolsonaro (PL). Segundo Felipe, houve um crescimento do número de eleitores que sabem do apoio de Castro e Bolsonaro ao candidato do PL.
Apesar da queda, Eduardo Paes aparece entre os oito prefeitos de capitais com maiores chances de se reelegerem em primeiro turno. Ao lado dele estão os prefeitos de Maceió, Macapá, Salvador, São Luís, João Pessoa, Recife e Boa Vista. Com exceção apenas de João Pessoa, os prefeitos dessas capitais aparecem com mais de 55% das intenções de votos nas pesquisas, percentual suficiente para eleição em primeiro turno, mesmo descontada a margem de erro.
A pesquisa Quaest entrevistou 1.140 eleitores da capital fluminense entre domingo (15) e terça-feira (17). A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o nº RJ-02944/2024.
Deixe um comentário