Um avião com 62 pessoas a bordo, 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior paulista. O voo da VoePass, antiga Passaredo, saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura do município, não há registro de sobreviventes. Ainda não se sabe a causa do acidente.
A companhia aérea informou que o avião é um turboélice de passageiros, modelo ATR-72. A aeronave tem capacidade para 74 passageiros, possui 27 metros de comprimento e envergadura e é fabricada pela francesa ATR.
De acordo com a Polícia Militar, o informe do acidente ocorreu às 13h28. O avião caiu no bairro residencial Capela, em Vinhedo, em cima de um quintal localizado no condomínio Recanto Florido. A aeronave saiu de Cascavel por volta das 11h40 e tinha a previsão de chegar a Guarulhos às 13h50. Vinhedo fica a 97 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Em comunicado, a VoePass afirmou que está prestando suporte e informações a todos os passageiros e familiares. “A VoePass tomou todas as medidas para dar suporte aos envolvidos. Ainda não há confirmação de como ocorreu o acidente nem da situação atual das pessoas a bordo”, diz a nota.
Leia também
A Força Aérea Brasileira (FAB) também publicou nota. O órgão informou que já foi acionado para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo. “Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”.
O brigadeiro Marcelo Moreno, da FAB, disse em coletiva nesta tarde que o Estado deve realizar investigação criminal, que busca a responsabilização. Paralelamente o Cenipa realiza a investigação aeronáutica, para entregar segurança para a socidade no transporte aéreo. Ele destacou, ainda, que esta investigação tem função de emitir recomendações para segurança no voo, e não tem função punitiva.
O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Defesa Civil estão mobilizadas no local do acidente para atender a ocorrência. O Hospital de Valinhos, município vizinho de Vinhedo, também foi mobilizado.
O presidente Lula durante evento do lançamento da Fragata Tamandaré, em Itajaí, Santa Catarina, interrompeu a cerimônia para pedir um minuto de silêncio para os passageiros que estavam no voo. “Uma notícia muito triste. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu o presidente nas redes sociais
Deixe um comentário