A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi aclamada presidente da seção feminina de seu partido, o PL, em evento realizado nesta terça-feira (21) em Brasília. A festa foi organizada pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, que testa a possibilidade de lançar Michelle ao Planalto em 2026 diante da possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro ficar inelegível por conta de processos que ele enfrenta na Justiça.
Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde 31 de dezembro, abriu o evento por meio de uma chamada de vídeo em que lamentou não estar presente e chegou a embargar a voz para dizer que a criação do PL Mulher traz “esperança num momento tão difícil do Brasil”. O ex-presidente disse que a nova seção será importante para o país e mandou um recado direto para a esposa: “Que nada suba à cabeça de nenhum de nós, que o ego fique para trás”.
Como tem mostrado o Congresso em Foco, Bolsonaro tem demonstrado ciúme e insegurança diante da possibilidade de perder para Michelle o posto de nome favorito do partido para disputar a sucessão de Lula.
Durante o seu discurso, Michelle ironizou, em dois momentos, o caso das joias endereçadas a ela pelo governo da Arábia Saudita. “Hoje a única joia aqui presente são vocês”, disse Michelle na abertura da fala. “Mulher virtuosa é mais preciosa que pedras preciosas”, afirmou, posteriormente, a ex-primeira-dama, fazendo referência a uma passagem bíblica ao buscar uma pastora que estava na plateia.
Ela já havia tratado o assunto com ironia assim que o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Bolsonaro havia tentado ao menos oito vezes liberar na Receita Federal o conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões. “Quer dizer que ‘eu tenho tudo isso’ e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa impressa (sic) vexatória”, publicou no Instagram na ocasião. O presente ficou retido na alfândega do aeroporto de Guarulhos por não ter sido declarado. Pela legislação brasileira, as joias pertencem ao patrimônio público e não ao acervo particular do ex-presidente.
No discurso desta terça, Michelle ressaltou que sua missão à frente do PL Mulher será “desafiadora” e repetiu o slogan de seu marido, “pátria, família e liberdade”. Segundo ela, as mulheres têm protagonismo na bíblia, mas são subjugadas pela sociedade. A ex-primeira-dama também convidou suas admiradoras a se filiarem ao PL. “Quero te fazer um convite: venha fazer parte do PL Mulher, traga a sua luta, filie-se, por você, por mim, por nós”, disse. “Que Deus nos abençoe”, acrescentou.
Os participantes também cantaram para Bolsonaro, que completa 68 anos. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e outras lideranças do PL participaram do encontro.
Deixe um comentário