Nova rodada da pesquisa da Quaest para a Genial Investimentos reforça o cenário que vem sendo demonstrado por outros levantamentos, que apontam para uma aproximação do presidente Jair Bolsonaro do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na corrida eleitoral.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
No primeiro cenário da pesquisa estimulada, Lula aparece com 44%, um ponto percentual abaixo do que era registrado em fevereiro (45%). Já Bolsonaro aparece com 26%, três pontos percentuais acima do que tinha na rodada anterior (23%). Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem com o mesmo percentual que tinham, ambos com 7%. O mesmo aconteceu com João Doria (PSDB), que manteve o percentual de 2%. Doria empata com André Janones (Avante), que também aparece com 2%. Simone Tebet (MDB) tem 1%. E Felipe D’Ávila (Novo) não pontua.
Leia também
Em um segundo cenário, onde também é testado o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (hoje no PSDB, mas que pode vir a ser candidato pelo PSD), Lula sobe um ponto e Bolsonaro cai um ponto. Lula fica com 45%. Bolsonaro com 25%. Moro perde um ponto e passa para 6%. Ciro mantém os 7%. Doria e Janones seguem com 2%. O mesmo com Simone Tebet, com 1%. E Eduardo Leite aparece também com 1%.
Um terceiro cenário concentra o número de candidatos, mantendo Leite e excluindo Moro, Doria, Janones, Simone Tebet e Felipe D’Ávila. Nesse caso, Lula tem 48%. Bolsonaro tem 28%. Ciro tem 8%. E Eduardo Leite tem 3%.
Fazendo-se uma média dos três cenários, Lula manteve-se na faixa de 46%. Mas Bolsonaro subiu da faixa de 24% para 26%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de março. Foram ouvidos 2 mil eleitores. E a margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. Leia a íntegra:
Deixe um comentário