O ex-presidente Lula será solto logo após o processo eleitoral e terá o “papel preponderante” que quiser em um eventual governo Fernando Haddad (PT), diz a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR). Em entrevista ao Valor Econômico, Gleisi afirma que o ex-presidente só está preso para não participar da eleição e que ele poderá atuar formal ou informalmente no Executivo caso Haddad seja eleito em outubro.
“O presidente Lula não precisa de indulto. O presidente Lula precisa de justiça, de um julgamento justo. Vamos trabalhar para que isso aconteça e ele seja liberado o mais rápido possível”, declara. “O Lula foi preso para não participar da eleição. Eu não tenho dúvidas de que, logo após o processo eleitoral, o Lula vai estar nas ruas novamente. Não se justifica a prisão do Lula pelo processo que ele foi julgado e condenado”, reforça.
Gleisi vê como certa a presença de Jair Bolsonaro no segundo turno e acredita que Haddad terá o apoio de Ciro Gomes (PDT) na fase final da campanha. E praticamente descarta uma eventual união com a ex-petista Marina Silva (Rede). “Não acredito que ela queira nos apoiar. Porque a postura dela em relação ao Lula foi muito ruim, de dizer que Lula era culpado na entrevista que deu no Jornal Nacional.”
Leia também
A senadora também disse considerar pouco provável que o PT e o PSDB se unam no segundo turno contra Bolsonaro. “Acho isso ilusório, meio sonho de uma noite de verão. Vamos caminhar com o PSDB contra o Bolsonaro? Tudo bem eles caminharem contra o Bolsonaro se nós estivermos no segundo turno.”
Para a presidente do PT, Haddad está integrado de vez à vida partidária. Recentemente ela disse que ele estava em “estágio probatório”, por não ter uma militância partidária tão intensa quanto outros quadros do partido. “Foi uma brincadeira que eu fiz. O Haddad foi colocado como candidato a vice, desempenhou um papel importante, fundamental nesse processo como vice, defendeu o presidente Lula, falou das injustiças que estavam sendo feitas com o presidente e também com o povo brasileiro. Sustentou a linha, a estratégia do PT.”
Segundo ela, a identificação entre Haddad e Lula cresce a cada dia e o desafio agora é preparar agendas por todo o país para que o ex-prefeito de São Paulo seja conhecido nacionalmente e visto como o candidato do ex-presidente.
Ainda na entrevista a Fábio Murakawa, Gleisi defendeu nova postura da Lava Jato em um eventual governo Fernando Haddad. “Tanto o Ministério Público quanto a Polícia Federal têm que observar o devido processo legal. Então, os abusos têm que ser corrigidos. Isso não é só uma função de quem vai estar no governo. Ao Executivo caberá fazer com que as forças do Executivo atuem dentro do devido processo legal. Isso inclui a Polícia Federal, outros órgãos. No Judiciário, o STF tem que tomar as medidas para que isso aconteça. O mesmo vale para a Procuradoria-Geral da República em relação ao Ministério Público. Eu acho que o que nós podemos dar à democracia brasileira é a observância da nossa Constituição e da nossa legislação. Isso é uma necessidade para todos. É isso que a gente tem que entregar ao Brasil para corrigir todas essas barbaridades”, disse.
Quem é o jornalista a assinar a matéria?
Esta seção do UOL tem responsabilidade jornalistica em qual pessoa?
Haddad dará o papel que quiser para Lula após ser solto. Lula diz a Haddad que quer os papel tudo em nota de 100 ! rsrs
Brasileiras e brasileiros. Pelo andar da carruagem vem chumbo grosso por aí, na hipótese de prevalecer essa tendência de clima pesado de extremismo, na atmosfera política nacional. A meu ver, os extremos são condenáveis em qualquer situação da lógica racional humana. Faço votos que o eleitorado brasileiro de índole democrática, na sua maioria, seja o fiel dessa balança, e não se permita contagiar pelos indicadores tendenciosos forjados pelas pesquisas de intenção de votos, e no momento real, do voto efetivo, não dê um tiro nos próprios pés. Pois que, aí só resta amargar quatro anos ou mais de arrependimento, ou então, morrer de raiva. Portanto, nobre eleitora e eleitor, luz e sabedoria no momento do voto, vote livre, com sua consciência e inteligência. Sem cabresto, sem idolatria, nem fanatismo.
Tá aí um ótimo motivo para NÃO votar no Haddad. KKKKKKK!
Esse tipo de declaração só atrapalha.
É triste comentário da Sra. Gleisi. Nas entrelinhas dá para entender que vai acabar com a Lava Jato e seus seguidores (MP, PF e alguns do STF). Que desserviço à democracia e apoio a corrupção.
Muito triste. Que preço pagamos por essa tal “democracia” à brasileira, onde extorquir os cofres públicos é a regra. Concordo em que a imprensa nem deveria noticias essas falácias políticas.
se “todos” sabem que existem provas (e não apenas “evidências…”), porquê escondem? se vc é “todos” mostre as provas. Simples.
E VC sua ladra e seu marido ladrão deveria era estarem presos junto com luladrão já que são todos criminosos. E se existir justiça nesse país luladrão não será solto e sim condenado nos outros processos, e se houver justiça todos corruptos serão presos e essa corja esquerda comunista petista de ministros bandidos togados do STF serão depostos de seus cargos.
kkkkkkkkkkkkkk, retardada mental, Mito 2018… 17 na cabeça!!!
retardada? ela não está dizendo que a mãe, esposa ou filha dela pode ser estuprada se merecer… nem que…
Maldita Corja Política, cada respiração desse molusco é um insulto ao povo brasileiro.
Meu caro, a esquerda não é movida por diretrizes éticas e estão interessados unicamente no poder, não na verdade ou na honestidade, valores que consideram arcaicos, pequeno-burgueses.
Leia os filósofos esquerdistas como Gramsci e toda a patota da Escola de Frankfurt e verá como a destruição dos valores morais é uma pauta da esquerda, visando à implementação do marxismo.
Portanto, não podemos esperar virtude por parte da esquerda. O que eles desejam é disseminar o caos, relativizar valores, e a insistência na candidatura de um presidiário, para além do pragmatismo eleitoral, também tem um pouco disso.
vc escreveu absurdos, ou é pago para isso, e está fazendo o seu trabalho (sujo.. mas trabalho) ou é meio imbecil né?
Se puder contra-argumente. Do contrário, recomendo muito estudo para se livrar da prisão mental que é o idiotizante esquerdismo.
Bosta falando BOSTA.
Normal!
Simples e verdadeiro.
Triste é ver a imprensa humilhando-se a noticiar tais sandices.