O presidente Lula expressou, em uma mensagem nesta quarta-feira (3), seu pesar pela morte do jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, uma das figuras mais icônicas da televisão brasileira, que morreu aos 97 anos. Ele enfrentava problemas renais e pneumonia. Parlamentares e ministros também lamentaram a morte de Cid Moreira, que apresentou o Jornal Nacional entre 1969 e 1996, e era dono de uma das vozes mais conhecidas e marcantes da TV brasileira.
“Com tristeza, o Brasil se despede hoje de uma das personalidades mais emblemáticas da história do nosso jornalismo e televisão, com o falecimento de Cid Moreira aos 97 anos”, afirmou Lula. “Jornalista e radialista, Cid atuou em várias rádios e emissoras de TV antes de se tornar o principal apresentador do Jornal Nacional, onde ficou por décadas, tornando-se a voz do ‘boa noite’ para milhões de brasileiros”, lembrou o presidente.
Veja outras lideranças políticas que se manifestaram a respeito da morte de Cid Moreira:
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional
“Em nome do Congresso Nacional, expresso meus sentimentos pela morte do jornalista e apresentador Cid Moreira, ocorrida nesta quinta-feira. Um dos profissionais mais icônicos da história da comunicação no Brasil, deixa um importante legado para o jornalismo. Ao longo de décadas, Cid Moreira conquistou o respeito e a admiração de gerações de brasileiros, com sua credibilidade e profissionalismo, por meio de sua voz marcante e inconfundível. Solidarizo-me com os familiares, amigos e com os milhares de admiradores de Cid Moreira.”
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
Publicidade“O Brasil perdeu hoje um dos seus maiores ícones do telejornalismo brasileiro com a partida de Cid Moreira. Sua voz inconfundível, a seriedade e a precisão na divulgação de notícias lhe deram uma credibilidade inabalável e conquistaram uma legião de fãs em todo o país. Meus sentimentos à família e aos seus amigos.”
Rui Costa, ministro da Casa Civil
“Hoje nos despedimos de Cid Moreira, jornalista, locutor, apresentador e dono de uma das vozes mais marcantes da comunicação brasileira. Meus sentimentos à família, colegas, amigos e fãs.”
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário
“Nosso pesar pelo falecimento de Cid Moreira, apresentador do Jornal Nacional e um dos mais importantes locutores dos jornais televisivos brasileiros.”
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura
“O sentimento de pesar pela morte de Cid Moreira é saudosista, nostálgico. Sua voz marcante está imortalizada na memória dos brasileiros de várias gerações. Sua presença fazia parte do dia a dia das famílias assim como sua lembrança será constante. Minha solidariedade aos familiares e amigos.”
Paulo Paim (PT-RS), senador
“E, assim, Cid Moreira se foi. O apresentador e jornalista, dono de uma voz grave, profunda tanto na emoção quanto na razão, marcou uma época em nosso país. Meus mais profundos sentimentos aos familiares e amigos. ‘Mesmo que você não perceba, a terra e o universo vão cumprindo o seu destino.”
Eduardo Braga (MDB-PA), senador
“Dono de uma ilustre carreira, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira marcou a vida dos brasileiros com sua voz inconfundível. Descanse em paz, Cid Moreira. O seu legado, como um dos maiores nomes da TV brasileira, será eterno.”
Davi Alcolumbre (União-AP), senador
“A comunicação brasileira perdeu uma das suas vozes mais icônicas, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. Grande referência do rádio e da televisão, Cid nos deixa aos 97 anos. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu ‘boa-noite’ diário marcou a televisão brasileira. Meus sinceros sentimentos para toda a família, amigos e admiradores.”
Fabiano Contarato (PT-ES), senador
“Cid Moreira foi um ícone do jornalismo brasileiro, sua voz inconfundível marcou gerações. Sua partida deixa uma lacuna, mas sua trajetória será sempre lembrada. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que ele descanse em paz.”
Carla Zambell (PL-SP), deputada federal
“A voz mais linda do mundo! Que Deus o receba em sua infinita glória e conforte a família e amigos. Descanse em paz, Cid Moreira 🤍”