Pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21), aponta que o ex-presidente Lula (PT) cresceu dois pontos percentuais em relação à rodada da semana passada, somando 44% das intenções de voto. Em comparação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve os 34% do último levantamento.
A diferença entre os dois colocados voltou para os dez pontos, a mesma registrada há duas semanas. Bolsonaro, que estava se aproximando do petista nas últimas três rodadas, demonstra estabilidade.
Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; Simone Tebet (MDB), com 5%; e Soraya Thronicke (União), com 1%. Em comparação à última rodada, Ciro perdeu um ponto, Tebet cresceu um ponto e Soraya se manteve estável.
Os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos são 5%, mesmo porcentual dos indecisos.
Matematicamente, Lula tem chances de ganhar no primeiro turno. O ex-presidente tem 48,9% dos votos válidos, enquanto, somados, os demais candidatos têm 51,2%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, indicando a possibilidade de a eleição ser resolvida no primeiro turno.
Leia também
Apesar do aumento no valor do Auxílio Brasil, Bolsonaro não cresceu junto ao público que recebe o benefício. No recorte da pesquisa, o petista tem 54% das intenções de voto, contra 29% do presidente, uma diferença de 25 pontos.
PublicidadeNo recorte por religião, Bolsonaro parou de crescer junto ao eleitorado evangélico. O presidente acumula a terceira semana seguida de queda, apesar de ainda ter 50% das intenções de voto junto ao público. Lula cresceu três pontos, chegando a 28%.
O ex-presidente lidera entre os católicos (48% x 31%) e entre os eleitores de outras religiões ou sem uma religião definida (52% x 20%).
Apesar de serem um dos principais focos da campanha de Bolsonaro, o eleitorado feminino continua apontando uma preferência pelo ex-presidente. No recorte por gênero, Lula tem 45% dos votos femininos, contra 31% de Bolsonaro, uma diferença de 14 pontos. Para os homens, a diferença é de apenas três pontos: Lula tem 42%; Bolsonaro, 39%.
Em um eventual segundo turno, Lula tem 50% dos votos, contra 40% de Bolsonaro. Em comparação à última rodada, o petista cresceu dois pontos, enquanto o presidente se manteve estável. Votos brancos e nulos são 7%, e indecisos somam 3%.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas, de maneira presencial, entre os dias 17 e 20 de setembro. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04459/2022.
Confira a íntegra da pesquisa:
Deixe um comentário