O candidato do PT, Fernando Haddad, lidera a corrida para o governo de São Paulo, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pelo Instituto Ipespe. O Ipespe testou três cenários para a disputa e, em todos, é o ex-prefeito e ex-ministro da Educação quem lidera.
No cenário 1, Haddad tem 29% das intenções de voto. Márcio França, do PSB, tem 19%. O ex-ministro da Infraestrutura, candidato do presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 13%. O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), tem 5%. Felipe Ramuth (PSD) tem 2%. Vinicius Poit (Novo), 1%. O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (Partido da Mulher Brasileira), tem 1%. Altino Junior (PSTU), 1%. E Elvis Cesar (PDT), 1%.
No cenário 2, com um número menor de candidatos, Haddad tem 30%. Marcio França, 20%. Tarcísio, 14%. E Rodrigo Garcia, 6%.
Leia também
Em um terceiro cenário, sem Marcio França na disputa, Haddad pula 35%. Tarcísio passa para 18%. E Rodrigo Garcia para 9%.
Considerando-se a lista 3, os três candidatos subiram com relação à rodada anterior. Haddad passou de 33% para 35%; Tarcísio de 16% para 18, e Rodrigo Garcia de 7% para 9%. .
A pesquisa ainda identificou em uma pergunta aos entrevistados os padrinhos de cada uma das três candidaturas. Quando o entrevistado é informado que Fernando Haddad é apoiado pelo candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-governador Geraldo Alckmin, candidato de Lula a vice, sua intenção de voto cresce para 39%. Tarcísio também cresce quando se informa que seu nome tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL); 29%. E Rodrigo Garcia vai a 11% quando informado que ele tem o apoio do candidato do PSDB à Presidência, João Doria.
Na votação espontânea – quando o entrevistador não apresenta ao entrevistado uma lista de candidatos -, Haddad e Tarcísio de Freitas ficaram empatados. Haddad lidera com 10% das intenções de voto, e Tarcísio vem logo atrás com 9%. Marcio França aparece com 4%.
Veja abaixo o relatório completo da pesquisa:
Deixe um comentário