A deputada federal Joice Hasselmann (PSL) é a candidata com mandato no Congresso que mais é fiel aos projetos do governo de Jair Bolsonaro. De acordo com a ferramenta do Congresso em Foco que mede o governismo dos deputados e senadores, a postulante à prefeitura de São Paulo votou com o governo em 96% das votações nominais. O deputado Celso Russomanno (Republicanos) votou a favor do governo em 93% das vezes.
Russomanno está na liderança das últimas pesquisas de intenção de voto. No último levantamento feito pelo Ibope, ele pontuou 25% contra 22% do atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). A deputada do PSL obteve 1% das intenções de voto.
Joice foi líder do governo no Congresso até outubro do ano passado, quando foi substituída pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO). A deputada rompeu com o Planalto após ficar do lado presidente do PSL, Luciano Bivar, na briga contra o presidente da República, Jair Bolsonaro.
Leia também
Apesar do alto número de governismo, Joice está um ponto percentual abaixo da média de apoio do PSL ao governo. Mesmo votando menos com o governo do que Joice Hasselmann, Celso Russomanno supera a média do Republicanos em nível de governismo, que é de 91%.
> Veja todos os dados sobre governismo no RADAR DO CONGRESSO
PublicidadeO Republicanos, legenda de Russomanno, se aproximou de Bolsonaro após o rompimento dele com o PSL. A sigla abriga hoje dois filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro. Além disso, o partido tem indicados no comando de secretarias de ministérios.
Russomanno é vice-líder do governo na Congresso e é o candidato em São Paulo que mais tenta associar sua figura a do presidente e sempre acompanha Bolsonaro quando ele visita a capital paulista.
Na direção contrária, a deputada Luiza Erundina (Psol), candidata a vice-prefeita, votou com o governo em apenas 16% das vezes. O deputado Carlos Zarattini (PT), candidato a vice-prefeito, votou 22%. O candidato do PCdoB a prefeito, o deputado Orlando Silva, votou 34%.
>Ibope mostra Russomanno com 25% das intenções de voto em SP. Covas tem 22%
E daí?