Ibope mostra Russomanno com 25% das intenções de voto em SP. Covas tem 22%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (15) aponta o atual deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) com 25% das intenções de votos na corrida pela prefeitura de São Paulo. O atual chefe do executivo municipal, Bruno Covas (PSDB), tem 22%.

Guilherme Boulos (Psol) aparece em terceiro lugar, com 10%. Em seguida, Márcio França (PSB) tem 7%; Jilmar Tatto (PT) tem 4%; Arthur do Val - Mamãe Falei (Patriota) tem 2%; e os demais candidatos têm 1% cada um. Antônio Carlos Silva (PCO) não pontuou. Brancos e nulos somam 17% e não sabem ou não respondaram, 7%.

O levantamento foi feito entre 13 e 15 de outubro com 1.001 eleitores e divulgado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Em relação ao levantamento anterior, os líderes na pesquisa oscilaram da seguinte forma: Russomanno foi de 26% para 25%; Covas, de 21% para 22% e Boulos, de 8% para 10%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar sem ter os nomes dos candidatos apresentados, as primeiras posições se invertem: Bruno Covas lidera com 13% e Celso Russomanno aparece em segundo lugar com 10%, seguido por Guilherme Boulos com 9%.

De acordo com o Ibope, Celso Russomano mantém destaque entre os evangélicos e entre aqueles com renda média familiar mensal de até 1 salário mínimo, alcançando 38% e 33% das menções, respectivamente.

As menções a Bruno Covas crescem principalmente entre os jovens, com idade entre 16 e 24 anos – alcança agora 21% contra 12% na rodada anterior.

As intenções de voto em Guilherme Boulos aumentam 7 pontos percentuais entre os eleitores com faixa etária de 35 a 44 anos (de 5% para 12%) e entre aqueles de outras religiões que não a católica e a evangélica, passando de 16% para 23%.

Rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os nomes mais rejeitados foram de Celso Russomanno (30%), Joice Hasselmann (24%), Bruno Covas (23%) e Levy Fidelix (21%).

Simulação 2º turno

O Ibope também questionou, caso haja segundo turno entre Bruno Covas e Celso Russomanno, em quem os eleitores votariam. Bruno Covas teria 40%, contra 39% de Russomanno. Brancos e nulos somam 18% e não sabem, 3%.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Ibope: João Campos tem 33% de intenções de voto no Recife

Ibope: Eduardo Paes lidera intenções de voto no Rio, com 30%

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!