Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) mostra três candidatos empatados tecnicamente na corrida eleitoral para a prefeitura de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) aparece com 22% das intenções de voto, Guilherme Boulos (Psol) tem 21%, e José Luiz Datena (PSDB), 17%. Como a margem de erro é de três pontos, os três estão tecnicamente empatados.
Veja os números da pesquisa estimulada:
Ricardo Nunes (MDB): 22%
Guilherme Boulos (Psol): 21%
Datena (PSDB): 17%
Pablo Marçal (PRTB): 10%
Tabata Amaral (PSB): 6%
Marina Helena (Novo): 4%
Kim Kataguiri (União): 3%
João Pimenta (PCO): 1%
Ricardo Senese (UP): 1%
Altino (PSTU): 0%
Fernando Fantauzzi (DC): 0%
Indeciso: 7%
Nenhum/branco/nulo: 8%
A análise contratada pela Genial Investimentos ouviu 1.002 eleitores da cidade de São Paulo presencialmente entre 22 e 25 de junho. O nível de confiança é de cerca de 95% e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-08653-2024. Este é o primeiro levantamento feito pela Quaest a respeito da disputa municipal em São Paulo.
Leia também
Ricardo Nunes tem a preferência de homens, idosos e pessoas com formação até o ensino fundamental. Já Guilherme Boulos alcança maior popularidade entre mulheres, pessoas com idades entre 35 e 59 anos e que tenham concluído o ensino superior. Enquanto Datena aparece com 26% das intenções de voto entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos. Nesse caso, o atual prefeito aparece com 18% e Boulos, com 13%.
O instituto criou mais quatro cenários com seleções diferentes de candidatos em cada uma delas e em todas essas hipóteses, Boulos e Nunes aparecem em primeiro lugar com empate técnico.
O benefício nas intenções de voto de Ricardo Nunes sobe quando Datena e Marçal são removidos na corrida, chegando a 30%. Guilherme Boulos aparece com 25% das intenções dos eleitores, variando dentro da margem de erro. A simulação foi feita levando em consideração que o apresentador tem costume de desistir antes da votação. Já Marçal recebeu uma proposta do PL para abandonar a disputa municipal em troca de apoio à sua candidatura ao Senado em 2026. O Partido Liberal apoia a reeleição de Ricardo Nunes.
Em outros seis cenários, já em caso de segundo turno, Ricardo Nunes vence todas as simulações. Enquanto Boulos venceria Marçal, porém perderia para Datena.
Veja as simulações para o segundo turno:
Ricardo Nunes (MDB) 46% x 34% Guilherme Boulos (Psol)
Ricardo Nunes (MDB) 48% x 22% Pablo Marçal (PRTB)
Ricardo Nunes (MDB) 46% x 27% Tabata Amaral (PSB)
Ricardo Nunes (MDB) 43% x 34% Datena (PSDB)
Guilherme Boulos (Psol) 41% x 30% Pablo Marçal (PRTB)
Guilherme Boulos (Psol) 35% x 43% Datena (PSDB)
De acordo com a pesquisa, o governo atual de Ricardo Nunes é considerado regular por 41% dos entrevistados; 31% dizem ser positivo; 20% negativo e 8% não tem opinião ou não responderam. Quanto à sua reeleição, 47% acham que ele deve ser reeleito e 46% acham que não, 7% não têm opinião ou não responderam.
* Por Ranielly Aguiar, estagiária sob supervisão de Edson Sardinha.
Deixe um comentário