O deputado federal Capitão Wagner (Pros) está em primeiro lugar nas intenções de voto para a prefeitura de Fortaleza. O policial militar reformado pontuou 33% na pesquisa Datafolha divulgada na noite desse sábado (17). O levantamento foi encomendado pelo jornal O Povo.
Em segundo lugar na pesquisa está a deputada federal Luizianne Lins (PT), ex-prefeita de Fortaleza, com 24%. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), ocupa o terceiro lugar, com 15%. Em seguida aparecem os deputado estaduais Heitor Férrer (Solidariedade), com 5%, e Renato Roseno (Psol), com 4%. O deputado federal Célio Studart (PV) também pontuou 4%. Os candidatos Anizio (PCdoB), Heitor Freire (PSL), Paula Colares (UP), Samuel Braga (Patriota) e José Loureto (PCO) não pontuaram.
De acordo com a pesquisa, 10% disseram não saber em quem votar e 4% afirmaram que vão votar nulo ou branco. O Datafolha entrevistou 812 pessoas nos dias 14 e 15 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-09449/2020. A margem de erro é de três pontos percentuais e a taxa de confiança é de 95%.
Leia também
A deputada do PT é a candidata com maior rejeição (36%), seguida de Capitão Wagner (27%), Anizio (22%), José Sarto (21%), José Loureto (21%), Paula Colares (19%), Renato Roseno (18%), Heitor Férrer (17%), Célio Studart (17%), Samuel Braga (17%) e Heitor Freire (17%).
O presidente Jair Bolsonaro sinalizou apoio a candidatura de Capitão Wagner. Em live realizada no dia 8 de outubro, o presidente disse que “lá em Fortaleza, tem um Capitão” e que ele “já está na frente”.
Já a candidata Luizianne Lins tenta capitalizar o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). José Sarto é apoiado pelo atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e pelos irmãos Ciro e Cid Gomes.
Tiro Gomes não ganha mais nem em casa?
Mas eles não são popularíssimos na capital?