O comitê de elegibilidade da Petrobras recomendou, nessa segunda-feira (11), a aprovação de José Mauro Ferreira Coelho para presidir a companhia. Coelho é ex-secretário do Ministério de Minas e Energias e foi indicado na semana passada pelo governo, após a desistência do economista Adriano Pires.
Os integrantes do comitê consideram que o novo indicado atende aos requisitos estabelecidos na Lei 13.303/16 — conhecida como Lei das Estatais — para assumir a presidência. Se aprovado, Coelho também ganhará um assunto no conselho de administração da empresa.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
A indicação ainda será analisada em assembleia geral ordinária, marcada para esta quarta-feira (13). O último presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, foi demitido no final de março, logo após o anúncio de um reajuste de 18,8% para o preço da gasolina e de 24,9% para o diesel.
O economista Adriano Pires foi indicado logo em seguida, mas desistiu por conta de conflitos de interesses. Dossiês internos da Petrobras já previam que a aprovação do indicado não seria fácil.
Confira a ata da reunião do comitê da Petrobras: