As eleições municipais de 2020 elegeram o maior número de pessoas LGBTI+ para cargos políticos. Segundo dados da Aliança LGBTI+, o recorde se espalhou pelo Brasil e chegou também a pequenas cidades do interior. Como no município de Mariluz, no interior do Paraná. A cidade de apenas 10 mil habitantes elegeu Paulo Alves (PSL) para o cargo de prefeito.
Em entrevista ao Congresso em Foco, Paulo conta que assumiu publicamente a sua homossexualidade apenas há quatro anos. Católico e com atividade intensa dentro da igreja, foi prefeito por dois mandatos pelo PSDB, ainda antes de assumir sua sexualidade. Ele conta que foi filiado ao partido de centro-direita por oito anos.
Esta, portanto, foi a primeira eleição que se candidatou após assumir sua orientação sexual. Hoje, filiado ao PSL e apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Ele relata que ao assumir publicamente a sua sexualidade, no primeiro momento, foi um “choque” para as pessoas, mas que naturalmente a cidade foi absorvendo.
Leia também
“Pelo histórico de vida que eu tenho, que é de ajudar as pessoas, pensar no bem-estar das pessoas e respeitar o meu próximo, as pessoas absorveram isto com uma forma naturalizada. Ouvi as pessoas falarem, independente de opção sexual nós temos o direito de sermos felizes”, conta.
Paulo evita cair em polarizações e oposições entre sua sexualidade e o ideário conservador bolsonarista. “Sou Bolsonaro, não levanto bandeiras, defendo a felicidade das pessoas, respeitando as divergências diante de pensamentos”, diz.
Paulo é um dos quase 80 candidatos assumidamente LGBTI+ que conseguiram se eleger neste ano, espalhados por diferentes partidos e em todos os espectros políticos. Desde a esquerda, Psol com 25% dos candidatos LGBTI eleitos, ao conservador Patriota com 4,5% dos candidatos. O paranaense é o único eleito pelo PSL, sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu em 2018.
Publicidade“A questão de eu ser gay é uma naturalidade. Não me vejo diferente de ninguém pelo fato de eu ser gay. Eu nem toco neste assunto. Pra mim é algo natural. Eu sou casado, tenho o meu companheiro, a cidade inteira sabe disso. Moro numa cidade pequena com 10 mil habitantes. Convivemos naturalmente dentro da sociedade. Todo mundo me respeita e respeita o meu companheiro. Quem votou em mim, votou sabendo que eu sou gay”, explica.
Ele aponta que não traz a pauta da luta dos direitos LGBTI+ para a política de maneira direta, mas defende o bem-estar e a felicidade de todos sem distinções. “Nós nascemos para sermos felizes. Independente de opção sexual, independente de crença, de cor de pele, independente de qualquer coisa, nós nascemos para sermos felizes. E nós devemos lutar em busca dessa felicidade”, argumenta.
Para ele, a maneira natural com que a cidade absorveu a sua sexualidade vem também da mesma naturalidade como ele se colocou para a sociedade. “Às vezes, o fato das pessoas defenderem os direitos LGBT, leva as pessoas a serem um pouco radicais demais. Isso cria conflitos. Deixar as coisas acontecerem de uma forma natural é mais fácil das pessoas absorverem”, explica. Ele conta também que “quando eu me assumi, eu não precisei postar numa rede social ‘eu sou gay’. O meu comportamento, meu modo de ser e de agir foi demonstrando isso às pessoas”.
>Sem adversários, Republicanos elege prefeito e todos os vereadores em cidade do RN
>Pelo menos oito cidades serão administradas por prefeitos indígenas em 2021
Normal, sempre vai existir gente do contra mesmo. Nesse governo tem até negr0 que diz que a escravidão foi boa (presidente da Zumbi dos Palmares), então isso aí é fichinha…
Por isso que eu digo que o Brasil é o país onde o escravo apanha e agradece ao sinhozinho, aqui é tudo ao contrário! Pobre que bate palmas quando perde direitos, homossexual bolsonarista, negr0 que não gosta da cultura negra…enfim…oremos!
Escravo era patrimônio pessoal.
Tipo o automóvel de hoje.
Você espancaria o seu automóvel?
Mesmo que ele fosse um automóvel chinês?
Sabia que já li uma vez que a elite carioca e quem acha que faz parte da elite por aí são as pessoas mais intratáveis, racistas e mal educados que se tem no Brasil? Talvez seja resquício da época do “patrimônio pessoal”, já que é uma região onde até a Corte portuguesa já esteve e tem muita gente cujos antepassados eram donos de terras onde se detinham muitas “peças de patrimônio pessoal” que iam pro tronco…e o ranso disso transcendeu gerações, chegando aos dias atuais, infelizmente…esqueceram que os tempos são outros mas ainda acham que algumas pessoas devem viver para estarem debaixo das solas de seus sapatos…
Eu já li que o paulista é o povo mais seboso e elitista pelos mesmos motivos.
Sempre tiveram muita terra, muitos escravos e muito dinheiro sobrando.
Mulher paulista, então, é uma patricinha de beverly hills.
No Rio nunca teve pelourinhos, os escravos andavam na rua com todo mundo junto.
Andavam na rua com todo mundo junto, em total igualdade de condições, né? Que belo exemplo, dava até gosto de ver, diz aí…só que não, kkkkk.
é um absurdo ler uma matéria que comprove a existência vergonhosa de alguns LGBTS que apoiam e são aliados de pessoas que descriminam,perseguem e desvalorizam os direitos e principalmente as pessoas LGBTS. É vergonhoso e sinistro pra muitas pessoas ,mas ai esta o retrato de o porque o movimento LGBT ter rachaduras e Divisões por parte desses que são completamente servos e submissos ao sistema arcaico,medieval e machista …..
Quer dizer que todos os gays são moralmente ”obrigados” a serem de esquerda?
Admirarem o Luladrão que disse que ”’Pelotas era um ”polo exportador” de vy@d0s”?”’
Ué….a esquerda brasileira se limita ao Lul@, Jorge?
É o Chefe de Todos.
”This is The Guy”
Xiii…tem certeza que é esquerdista quem é maluco? O Lul@ não sai da cabeça nem da boca do pessoal da ” deretcha”, impressionante…
Ele é o exemplo a ser seguidos por todos.
Então vc o admira, já que diz que ele é um exemplo a ser seguido por todos…
Por todos…da seita
Kkkkkkkkk….é engraçado chamar o PT de seita quando, essa semana mesmo, conversei com um motorista de aplicativo que era bolsonarista e este me disse que o vírus era uma mentira, kkkkkkk
Ele deve ser chinês.
Lá não teve Covid19, embora tenham 1,6 bilhão de habitantes.
Chinês não era, era ignorante mesmo, igual à muitos seguidores do “mito “
Converse só com os seguidores do ”cara”, que esses não são ignorantes.
Os fanáticos são, sem dúvida. Já disse aqui noutras vezes que Lul@ e Bolsonaro são dois lados de uma mesma moeda e fanatismo cego é perda de tempo, seja de que lado venha.
Agora, vc levantou um ponto interessante sobre mortes por covid. Sem querer e sendo irônico mas levantou. Vc disse que “ninguém ” morreu na China, obviamente querendo dizer que mentem sobre os números. Beleza, mas vc viu os números da Coreia do Sul e do Japão também? Compare as últimas 24 horas deles com as nossas e com os EUA no quesito infecções e mortes. Nem fazendo conta de proporção com a população vc chega à conclusão de que estamos bem. Parece que eles realmente conseguiram um bom controle por lá. Não vou citar a China porque são “comunistas malvados”, né?
Vou te explicar.
Os orientais são muito pragmáticos.
Pragmáticos são muito resistentes ao Covid-19.
Pragmático é resistente ao vírus, que poxa…
Bom, como eu já disse ao Valdir, vou dar uma sumida das redes por uns tempos. Esses papos não andam me fazendo muito bem não. Acho que tô dando importância demais a coisas que não sou eu quem vai resolver sozinho. Só vou observar daqui até um bom tempo. Sucesso aí, doutor.
É duro levar lambadas mesmo.
Uma boa Lubeca para você.
Eu,né? Muito bem, hehehe…tchau!
Vc? Não.
Quem levavam lambadas eram os escravos nas fazendas paulistas.
Lubeque bastante.
Verdade, esqueci que aí no RJ andava todo mundo junto na rua, até de mãos dadas, kkkkkkk. Porque a escravidão no Brasil, foi boa para os negr0s segundo o camarada lá que o presidente colocou na fundação Zumbi dos Palmares…
Mas enfim…o motivo de eu sair um pouco ( e prometo que agora vou) é não conseguir digerir tanta ignorância .
Então meu caro, sucesso e boa sorte. Vamos todos observar as medidas acertadas do governo e nosso erudito presidente com seu pensamento sempre correto e respeitoso né. E morte aos comunistas de Marte, kkkkk. Boa esquiz0frenia
Procure ir para o 247, que lá só tem gente inteligente.
Aquele pessoal que trabalha em estatal e está emprestado para sindicato.
Aí recebe dois salários, o da empresa estatal e o do sindicato.
E não trabalha em nenhum dois dois.