O ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL) fez um apelo aos colegas de partido para que votem contra a indicação da candidatura de Henrique Meirelles à Presidência da República na convenção do MDB, nesta quinta-feira (2), em Brasília. Em entrevista em vídeo ao Congresso em Foco, Renan defende que a legenda não tenha candidato próprio ao Planalto para não atrapalhar as alianças regionais. Na avaliação dele, a candidatura de Meirelles é um “mico” e sobrecarrega os palanques estaduais com a “rejeição universal” do governo Michel Temer.
“É muito importante que o MDB não oficialize essa candidatura do Meirelles. Ele tem menos de 1% das intenções de voto. Será um mico, ele vai sobrecarregar os palanques em cada estado e levar para nossos companheiros uma rejeição universal do governo Michel Temer”, declarou.
Veja a entrevista:
Renan repete o discurso apresentado em vídeo publicado em sua página no Facebook. “A candidatura de Meirelles é uma espécie de boi de piranha, é um subterfúgio, um mico que não podemos pagar”, disse. Ele citou indicadores negativos da economia, como o desemprego elevado, que atinge 13 milhões de brasileiros, o déficit nas contas públicas, o corte de investimentos e a flexibilização de direitos trabalhistas, para ironizar o slogan de Meirelles.
Leia também
“’Chama o Meirelles? Chama por quê? Com menos de 1% de intenção de votos, essa candidatura é um mico. Sequer é de um quadro do MDB, que sempre teve papel fundamental ao longo da história do Brasil. Se homologar essa candidatura, não vai poder repeti-lo”, afirmou o senador, que tem feito campanha sistemática contra a indicação do ex-ministro da Fazenda de olho em sua reeleição e na de seu filho, o governador Renan Filho (MDB).
Segundo o ex-presidente do Senado, Meirelles não tem biografia para disputar a Presidência pelo MDB. “Meirelles tem biografia pra ser, e já foi, presidente do Banco de Boston, do Banco Central, na ótica do sistema financeiro, não do mercado que produz e trabalha, e ser presidente da JBS, não candidato do MDB à Presidência da República, cargo mais importante que qualquer partido destina aos seus militantes, aos seus quadros originários, não a quem vem de fora.”
Para Renan, o MDB não deve ter candidato próprio para que o partido faça as alianças regionais convenientes, sem as amarras da eleição presidencial. O senador, que apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, fez movimentos de reaproximação com o PT ao participar da caravana do ex-presidente Lula no Nordeste. Já Meirelles conta com o apoio do presidente Michel Temer, que confirmou presença na convenção desta quinta.
Renan : LIXO DOS LIXOS.
Renan Calheiros não tem a mínima reserva moral para criticar ninguém. É um absurdo uma figura corrupta como esta estar livre e tendo o direito de se candidatar a mandato político.
Bolsonaro neles, sem a menor dúvida!.
Com “mico” ou “mito” o Brasil correrá sério risco de continuar em crise e despencar despenhadeiro abaixo.
Mico é ter um meliante, um lixo como esse renan, dando palpites. Onde está o STF para fazer andar os inúmeros processos contra esse ser desprezível??? Omisso como sempre com certeza. Lamentável!
Esse cara devia sair do MDB e ingressar no PT. Ambos os partidos aceitam esse tipo de político . O PT está no momento mais precisado. Alagoas linda: não votem nessa família!
No Brasil dos candidatos condenados, dos candidatos condenados e presos exercendo mandato, de investigações impedidas pelo “glorioso” congresso nacional, e outras aberrações, o único mico é do povo que paga tão caro e é feito de chacota pelos políticos.
Alagoanos, NÃO REELEJAM esse lixo. Ele lhes rouba há décadas e você o mantêm no poder. Tirem esse cara de cena, ele e a família dele.
Se Meirelles é um “mico”, o que seria Renan? O King Kong? Essa mala sem alça deve ser eliminada da política brasileira. Os alagoanos devem isso ao Brasil…
Qualquer um deles e mais alguns milhares de políticos brasileiros fazem o King Kong parecer um saguizinho.
lamentável que este ser Renan Calheiros ainda perambule pelos corredores do congresso. Se O STF cumprisse seu papel com a seriedade que ele exige, esta pessoa que tanto mal faz a nação já estaria aprisionada em outros corredores….mas a justiça no Brasil parece ser cega, surda e muda. Como professora universitária lamento que a justiça permita tudo que esta acontecendo num momento tão sério e crucial que o Brasil esta vivendo. Para mim e a irresponsabilidade expressa que vem acontecendo há anos……
Não sei como ainda dão voz a esse câncer da política brasileira chamado Renan Ca(NA)lheiros.
ESPERO QUE OS IRMÃOS ALAGOANOS EXCLUAM ESSA ESPÚRIA DA POLÍTICA DO SEU ESTADO E DE NOSSO BRASIL, ELE E SEUS DESCENDENTES
MICO É TER QUE AGUENTAR UMA CRIATURA DESSAS NA POLÍTICA BRASILEIRA. ESSE CARA DEVIA ESTAR JUNTO COM O LULA NA CADEIA.
Esse é outro com um enorme telhado de vidro, se seus aliados não tiverem poder apos as eleições é ele que será enquadrado.
Não sei exatamente quem são seus aliados mas sei que, pelo menos, 90% dos atuais e dos que serão eleitos ou reeleitos darão toda proteção porque “estão no mesmo barco”.