Nesta terça-feira (13), o primeiro-ministro francês Jean Castex anunciou a suspensão de todos os voos entre o Brasil e a França, devido ao descontrole da pandemia de covid-19 sob o governo de Jair Bolsonaro. O pronunciamento de Castex ocorreu em uma audiência entre deputados e membros do gabinete de governo francês.
Uma cena, no entanto, chamou a atenção: Castex fez membros do parlamento rirem ao dizer que o Brasil é o país que mais receita a cloroquina/hidroxicloroquina no mundo para a covid-19, seguindo os apelos do presidente brasileiro.
Desde as primeiras fases da pandemia, já se sabe que a cloroquina não possui eficácia alguma contra a covid-19, nem como tratamento precoce. Mais recentemente já se tem provas da completa ineficácia do medicamento, assim com seus efeitos colaterais, tal como falência hepática.
A fala pode ser vista no vídeo abaixo, a partir do minuto 46:00
Leia também
No Twitter, há uma versão traduzida da fala do premiê:
No parlamento francês, o primeiro ministro do país cita o Brasil como exemplo de que a hidroxicloroquina não funciona contra a Covid-19 e anuncia a restrição de voos vindo do país.
Ao falar do remédio, arrancou risadas dos colegas. Ao falar da restrição, arrancou aplausos pic.twitter.com/3TqdvryqLz
— Samuel Pancher (@SamPancher) April 13, 2021
> Argentina suspende voos do Brasil por tempo indeterminado
> Ações de Bolsonaro podem caracterizar genocídio, apontam pesquisadores
Claro, pois o planeta inteiro sabe que a cloroquina e ivermectina nao funcionam..! Somente os bolsominions é que insistem nessa canoa furada.
Se eles não utilizam a cloroquina e proporcionalmente tem a mesma mortalidade, logo deduzo que alguém está usando remédio que não dá resultado.
ELES JÁ RIAM PORQUE ELEGEMOS O CORRUPTO DO ANO!!! https://uploads.disquscdn.com/images/fccbb89ae298efdfca1548ad9fac3976033f2193a1cf83e4d46280ef7efb5b1c.gif
Fazer o quê? Não dá para impedi-los de rirem das palhaçadas desse desgoverno.
Talvez terem uma centena de milhares de mortos e estarem na terceira onda impeça.
https://istoe.com.br/macron-decreta-lockdown-na-franca-para-conter-avanco-da-covid/
A França tem um Presidente e um Ministro da Saude. Eles levam a pandemia a sério.
Aqui nao.
Francês pode tudo, menos rir do Brasil.
A população do país é 1/3 da população brasileira e o número de mortos está em 1/3, ou seja o mesmo percentual, mesmo com o monte de lockdowns que decretaram em mais de uma ano, o vírus continua firme e forte, e eles agora já estão na terceira onda.
E ainda saíram estudos ridículos como este do Instituto Pasteur, sobre o ”papel protetor da nicotina”
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/afp/2020/04/22/estudo-aponta-possivel-papel-protetor-da-nicotina-contra-coronavirus.htm
EManuel, pega a véia e sai de férias.
Caro Jorjão Acarneirado, veja abaixo:
França :
População: +/- 67 milhões – Vitimas Covid: 99 mil
Brasil :
População : +/- 212 milhões – Vitimas Covid : 358 mil
Logo, temos cerca de 50 mil vitimas a mais que eles, os franceses. Isto , guardado as devidas proporções em termos de população.
Vc acha pouco??
Também não concordo com os risos, No atual momento que vivemos temos mais razões para choro.
Então aumentou um pouco a nosso ”favor”.
Peguei uma matéria de semanas passadas.
Mas veja que é próximo estatisticamente falando.
Repito que eles não zombaram do Brasil mas daquele deputado francês que a camera dá close nele as vezes no vídeo e que foi um defensor da cloroquina o ano passado. Problema em que no Brasil ou na França, muitos deputados se acham espertos mas são ignorantes. Não dá para jogar fora a fala dos especialistas (por especialista, eu descarto pessoas como Olavo)
Qual Olavo?
EITA JORGETE!! PEGOU NOTICIAS DO TEMPO QUE A TERRA ERA PLANA PRA JUSTIFICAR KKKK
Nabo…chegou tarde hoje…Tá igual ao Haddad, dormindo até 11 hs?
Só no Brasil ainda tem gente que acredita em Bozo e cloroquina, a cloroquina ainda serve para alguma coisa…
Olá,
Só gostaria de corrigir o que foi mencionado no artigo. “Castex fez membros do parlamento rirem ao dizer que o Brasil é o país que mais receita a cloroquina/hidroxicloroquina no mundo para a covid-19”. Não é verdade. Nessa fala do Castex, ele na verdade está respondendo a um deputado da câmara. Ele disse a ele “Você, Deputado, não pode acusar o governo (francês) de não fazer nada. Sim, você pode, tem uma coisa que não fizemos é verdade, é seguir o seu conselho que você escreveu numa carta ao Presidente da República (Macron) que consistia em defender o uso da cloroquina”. É nessa hora que os deputados estão rindo, estão zoando do tal deputado francês. E é depois das risadas que o Castex completa “olha o que deu no Brasil que é o país que mais receitou uso desse medicamento”.
Só para deixar claro que os deputados estão rindo da cara do deputado francês, e não do Brasil.
Abraços,
Agora temos o negacionista que não aceita a realidade mesmo vendo vídeo
Você é um fanfarrão Ivan rsrsrsrs. eu só fiz tradução literal do que os caras falando. No final, sei da minha língua materna.
A realidade? qualé? quero ouvir a sua 😉
Para-lamento de lá é igual ao daqui.
Hienas.
Segundo a imprensa local, é culpa do presidente (do nosso, é claro)
As risadas podem não ter sido dirigidas para o Brasil, mas ao citar o país como exemplo negativo para embasar a argumentação contrária a cloroquina, o primeiro-ministro expõe o cartaz negativo que o Brasil tem no combate a covid-19
Curioso é que a cloroquina como principal meio para conter a covid-19 é tese de um médico deles, Didier Raoult, e veja que assim mesmo nem os franceses o levam a sério, até porque esse pesquisador já tem fama de polêmico já de muitos verões passados.
E ironia das ironias, Bozo defende a cloroquina, tese que vem de um país (que também a refuta veemente com se vê pelo vídeo acima) com quem ele tem sérias divergências, a começar pelo Macron e depois porque a França foi um dos que países da UE que mais se empenhou para barrar o acordo com o Mercosul (e, portanto, com o Brasil).
O Trump defendia a cloroquina, porque ele tinha (poucas, é verdade) ações da Sanofi, que é a farmacêutica detentora da cloroquina. Mas, e quanto ao palhaço?! Só por que tinha paixão platônica pelo homem-laranja?!
No início a cloroquina parecia um remédio promissor contra a covid-19, em vitro funcionava. Só que na prática se revelou ineficaz, algo que acontece frequentemente com remédios durante o trajeto em vitro – prática.
A França está empenhada em barrar qualquer acordo, porque a sua agricultura é improdutiva, é subsidiada pelos impostos.
Não tem qualquer capacidade de competição com os produtos do agronegócio brasileiro.