O brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos, está entre os três corpos de vítimas do Hamas recuperados pelo Exército Israelense. A confirmação da morte aconteceu nesta sexta-feira (24). Além de Michel, também foram identificados os cadáveres de outros dois reféns, o mexicano Orión Hernández Radoux, de 30 anos e a francesa Hanan Yablonka, de 42 anos.
Sequestrado desde outubro de 2023, Michel era voluntário em projeto que auxiliava pessoas em situação de vulnerabilidade e tinha certificado para atuar como guia turístico. Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, tinha cidadania israelense e brasileira. Ele estava no festival de música eletrônica Universo Parallelo, alvo da ofensiva do Hamas em 7 de outubro do ano passado. Desde então, foi dado como desaparecido.
O corpo do brasileiro e das demais vítimas foram recuperados em ação do Exército e dos serviços secretos de Israel em Jabaliya, na Faixa de Gaza, durante a madrugada.
Leia também
O presidente Lula lamentou nas redes sociais a morte de Michel Nisembaum. Na postagem, o chefe do Executivo reafirmou a posição do Brasil em lutar e realizar esforços para a liberação de reféns e para o cessar-fogo.
“Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel. O Brasil continuará lutando, e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina”, escreveu Lula.
A irmã de Michel, Mary Shohat, esteve no Senado em dezembro para pedir pelo resgate do irmão. “Nós estamos com uma dor na nossa alma. O nosso coração está pingando sangue. Eu não tenho palavras para poder explicar o que está se passando com toda a nossa família”, disse na ocasião.
Em nota, a Embaixada de Israel também manifestou pesar com o assassinato de Michel e reforçou a continuidade do trabalho e das negociações para libertar os demais reféns do Hamas.
“Michel, pai de dois filhos e avô de seis netos, foi assassinado durante o ataque terrorista de 7 de outubro, quando os terroristas do Hamas sequestraram o seu corpo e o levaram para a Faixa de Gaza. Hoje, seu corpo foi encontrado pelas forças de segurança de Israel num túnel na Faixa de Gaza e levado de volta para Israel”, diz.
“Todos os nossos corações doeram com a terrível notícia de seu assassinato. O povo de Israel, o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Estado de Israel no Brasil partilham a tristeza da família”, completa a Embaixada.
Deixe um comentário