Em viagem pela Europa, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (17) o prêmio Coragem Política, da revista Politique Internationale. O petista cumpre agenda de encontros em quatro países do continente desde a última quinta-feira (11), na tentativa de angariar apoio da comunidade internacional para as eleições do próximo ano.
Segundo a revista, a gestão de Lula durante seus dois mandatos enquanto presidente do Brasil foi “marcada pelo desejo de promover a igualdade”. Ainda hoje, Lula se encontrará com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que também é candidata à presidência da França nas eleições marcadas para abril de 2022 no país.
O ex-presidente desembarcou na quinta-feira (11) em Berlim, na Alemanha, onde reuniu-se com Martin Schulz, ex-líder do SPD (Partido Social Democrata da Alemanha, da sigla em inglês).
Seguiu para a Bélgica nesta segunda (15), onde participou da Conferência de Alto Nível da América Latina, e foi ovacionado durante seu discurso pelos deputados presentes. Durante a fala, disse que é possível “construir uma economia justa, sem a destruição do meio ambiente e livre da exploração desumana da força de trabalho”. “Apesar de tudo, digo com total convicção: o Brasil tem jeito”, afirmou o ex-presidente.
Leia também
Já na tarde de terça (16), esteve na conferência “Qual o lugar do Brasil no mundo de amanhã?”, promovida pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, a Sciences Po. Lula já recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo centro de pesquisa em 2011, sendo o primeiro latino-americano a conquistá-lo.
Amanhã (18), Lula embarca para a Espanha, para participar de conferência e reunião com políticos de PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) e Podemos, que terá fim só em 19 de novembro.
> De Lula a Bolsonaro, assim é Valdemar da Costa Neto
> Lula faz aceno a Alckmin: “não há nada que não possa ser reconciliado”
Deixe um comentário