Embora as urnas eletrônicas no Brasil tenham sido abertas às 8h deste domingo (2), brasileiros que estão em países a frente do fuso horário de Brasília já tiveram a oportunidade de votar. Na Nova Zelândia, primeiro país a concluir as eleições, o ex-presidente Lula (PT) foi o grande “vencedor”, com 72,9% dos votos válidos.
Segundo os boletins de urna compartilhados nas redes sociais por brasileiros que moram em Wellington, capital do país, Lula recebeu 329 votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 71 votos, 15,7% do total de votos válidos.
Em terceiro lugar ficou Ciro Gomes (PDT), com 23 votos; seguido por Felipe d’Avila (Novo), que teve 11 votos. Simone Tebet (MDB) teve oito votos; enquanto Padre Kelmon (PTB) teve três votos. Léo Péricles (UP) teve dois votos. Já Sofia Manzano (PCdoB) conquistou um voto.
Leia também
Por conta do fuso horário adiantado 16h em relação ao de Brasília, as urnas foram abertas no país às 16h deste sábado (1º), correspondendo às 8h do domingo no horário local. A cidade de Wellington tem quatro zonas eleitorais e 2.951 eleitores registrados, de acordo com o Ministério das relações Exteriores.
Assim como no Brasil, os resultados das urnas são fixados nas zonas eleitorais para que qualquer cidadão possa ir conferir o número de votos. O resultado oficial só será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o encerramento das eleições no Brasil, às 17h de hoje.
Austrália
Levantamentos iniciais apontam que o ex-presidente também ganhou na Austrália. Lula teve 1.771 votos no país, 52,9% do total. Em segundo lugar ficou Jair Bolsonaro, com 1.069 votos, aproximadamente 31,9%.
Na sequência, Ciro Gomes, com 230 votos (6,9%); Simone Tebet, com 196 votos (5,9%); e Felipe d’Avila, com 84 votos (2,5%).
Deixe um comentário