Após o novo episódio de atos golpistas protagonizado por militantes bolsonaristas, deputados dos Estados Unidos querem a expulsão de Jair Bolsonaro (PL) do estado da Flórida. Para os congressistas, o ex-presidente da República, que está no país, deve ser responsabilizado pelos atos de depredação do patrimônio público no Brasil.
Neste domingo (8), bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, deixando um rastro de destruição na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Um dos responsáveis pelo apelo, o deputado americano do Partido Democrata Joaquin Castro, disse que “Bolsonaro não deve ter refúgio na Flórida, onde ele está se escondendo da responsabilidade de seus crimes“.
O mesmo pedido também está sendo realizado pela deputada democrata, Alexandria Ocasio-Cortez. “Quase dois anos depois dos ataques contra o Capitólio por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil”, afirmou a parlamentar. Para ela, os Estados Unidos precisam parar de garantir este tipo de refúgio na Flórida.
Para o deputado que investiga os atos contra o capitólio, James Raskin, “as democracias do mundo precisam agir rapidamente para deixar claro que não haverá apoio aos criminosos de direita”. O congressista chamou os golpistas de fascistas, afirmando que os criminosos que repetem os ideais de Donald Trump devem ir para a cadeia.
Jair Bolsonaro deixou o Brasil em direção a Orlando, na Flórida, na véspera de sua saída do governo, no dia 31 de dezembro. Em pronunciamento no Twitter, afirmou que depredações e invasões são diferentes de manifestações pacíficas. Ainda repudiou as acusações feitas contra ele pelo presidente Lula (PT).
PublicidadeA Embaixada e o Consulado dos EUA no Brasil soltaram uma nota condenando os ataques às instituições democráticas e aos edifícios governamentais de Brasília. “Invasões por indivíduos que não aceitam um resultado eleitoral violam a democracia de um país. Exortamos o fim imediato desses ataques”, afirmaram as representações americanas.
Extradição
A extradição consiste no processo de entrega de uma pessoa investigada, processada ou condenada após o pedido formal para o país em que ela está. O pedido de extradição de um brasileiro no exterior pode ser realizado pelo Ministério Público, que instaura o processo para ser analisado pelo Poder Judiciário junto às autoridades estrangeiras.
Deixe um comentário