Dois perfis no Twitter acompanham, em tempo real, dezenas de aviões russos, incluindo aqueles que podem ser utilizados pelo presidente do país, Vladimir Putin. Os perfis @PutinJet e @RUOligarchJets , atualizados por bots, são criação de Jack Sweeney, um jovem de apenas 19 anos da Flórida, Estados Unidos.
Segundo o portal Aeroflap, Jack também é o criador de perfis que rastreiam os jatos particulares de bilionários como Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezzos. As publicações são feitas por meio de bots e todas as informações utilizadas são do tipo open source (código aberto, disponíveis para qualquer um).
Sites para o rastreamento de voos comerciais são relativamente comuns. Proprietários de aviões particulares podem solicitar o bloqueio deste tipo de rastreamento, mas as informações de localização ainda são compartilhadas com as torres de controle e podem ser encontradas em bancos de dados públicos, utilizando habilidades de programação.
Leia também
Entre os voos rastreados, 11 podem ser utilizados pelo presidente russo. São eles: RA-96012, RA-96016, RA-96017, RA-96014, RA-96018, RA-96019, RA-96020, RA-96022, RA-96023, RA-96021, RA-96024.
A última movimentação registrada foi do avião RA-96014, que decolou próximo de Moscou, às 4h da manhã desta quarta-feira (3), 10h no horário local. Após voar por cerca de quatro horas, o avião pousou no mesmo aeroporto de origem.
RSD073 Landed near Moscow, Moscow Oblast, RU. Apx. flt. time 4 Hours : 35 Mins. pic.twitter.com/ecO1Yw1hda
— Russian VIP & Putin Jets (@PutinJet) March 2, 2022
Na lista dos oligarcas russos, nada menos do que 33 aeronaves estão sendo rastreadas. O perfil também divulga o combustível consumido e a emissão de gás carbônico (CO2) durante o voo. Entre os monitorados, estão seis aviões pertencentes a Roman Abramovich, dono do Chelsea Football Club, um dos maiores times de futebol da Inglaterra. O último registro publicado foi um voo de Abramovich, de Istanbul até a cidade de Ancara, ambas na Turquia.
Roman Abramovich’s Jet LX-RAY Landed in Ankara, Ankara Province, TR. Apx. flt. time 35 Mins. pic.twitter.com/8mBVcRf47Q
— Russian Oligarch Jets (@RUOligarchJets) March 2, 2022
O bilionário russo, próximo do presidente Vladimir Putin, está sofrendo pressão na Inglaterra por conta da invasão russa à Ucrânia. Em comunicado oficial (em inglês), Abramovich anunciou que venderá o Chelsea e que criará uma fundação de caridade para o “benefício de todas as vítimas da guerra na Ucrânia”.
Deixe um comentário