Os advogados Emerson Grigollette e Paulo Maffioletti, que defendem Bernardo Kuster e Renata Cristina Félix Tavares e Bertoni Oliveira Barbosa, que representam Sara Winter, investigados no inquérito das fake news, acionaram o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, nesta sexta-feira (5).
Eles afirmam terem sido impedidos de ter acesso ao inquérito, que corre no Supremo Tribunal Federal, e acusam a Ordem de omissão. Segundo os advogados, apesar do ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, dizer que o acesso ao processo foi liberado para a defesa, até o fim dessa sexta-feira, isso não teria ocorrido.
De acordo com o Felipe Santa Cruz, no entanto, a OAB Nacional, juntamente com a OAB-DF, impetrou no último dia 29/05, junto Supremo Tribunal Federal, um habeas corpus com pedido de medida liminar em favor dos advogados dos investigados no inquérito.
Leia também
> Bolsonaro pede que TSE não inclua inquérito das fake news em ação de cassação
Na petição, assinada por Santa Cruz, a OAB afirma ter ressaltado a situação já naquela data e exigiu o acesso integral e instantâneo dos advogados. “São, portanto, três tentativas de acesso aos autos sem que se obtenha êxito, o que implica num indeferimento tácito por parte do eminente relator, uma vez que ao advogado é conferida a garantia de ter acesso integral e instantâneo, no interesse do seu representado, aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência, digam respeito ao exercício do direito de defesa”.
De acordo com Maffioletti a defesa das prerrogativas dos advogados é uma função da OAB e “cabe unicamente ao seu presidente, Felipe Santa Cruz, essa ação. Porém, inacreditavelmente, não estamos recebendo nenhum apoio”, diz. “Não há dúvidas de que o Presidente da OAB está descumprindo uma de suas obrigações à frente da instituição.”
Santa Cruz afirma que a medida tomada pela OAB “foi amplamente divulgada e os advogados receberam todo suporte da Ordem. Portanto, entende-se que só má-fé e interesses políticos escusos movem os profissionais nessa ação completamente desprovida de razão”.
Nesta segunda-feira (8), os advogados disseram ao Congresso em Foco que “é fato público e notório que durante toda semana, inúmeros advogados tentaram acesso aos autos, contudo sem sucesso. O próprio advogado Emerson Grigollette continua sem acesso, tendo sido feita inclusive uma Representação PGR acerca do ocorrido para apuração de eventual crime de abuso de autoridade relativo a violação de prerrogativas.”
A OAB esse sindicatão cheio de primazias esquisitas, deveria cumprir sua função básica que é prestar auxilio direto e básico aos seus filiados, os advogados, e mais nada!
Esse presidente (infelizmente) da OAB, é um boquirroto, falastrão, da esquerda tupiniquim! Não merece crédito!
QUEM É ESSE ELEMENTO COMUNISTA PARA VER ALGUMA COISA E AINDA SE DAR AO LUXO DE QUERER OPINAR?
POR QUE NÃO TE CALAS, souza cruss?
Ha bastante tempo temos visto advogados fazerem um papel ridículo para defender corruptos e poderosos. Por outro lado, neste caso, além de muito dinheiro, ainda, possuem apoio do poder executivo que “lucram” com as ações dos acusados.
Um Falastrão.
Essa Sara Winter, em um país sério já estaria presa há muito tempo. Uma bandida vulgar e desbocada que está pagando advogados com o nosso dinheiro. Tenho certeza que as investigações chegarão aos verdadeiros mantenedores desses criminosos.
PARABÉNS À SARA WINTER.
DISSE TUDO QUE O POVO GOSTARIA DE DIZER.
Que povo cara pálida? Os 30%? Kkkkkkkkkk
Em sáb, 6 de jun de 2020 10:48, Disqus escreveu:
Essa justica no Brasil esta um “absurdo total”! Um presidente da OAB “esquerdista confesso” ajudando as injusticas desse STF! Vergonhoso!
Será que estão ajudando as injustiças ou tentando moralizar um pouco nosso pais? Vergonhoso é produzir fake news e, especialmente, recebendo dinheiro de nossos impostos que tanto faltam na saúde, educação, etc. Vergonhoso é um governo pagar para “testas de ferro” agredirem opositores; Vergonhoso é gente que “se vende” para ganhar o que nunca conseguiriam se dependesse de competência, ética, moral e honestidade, etc.
VERGONHOSO, É SER lulista COMO A SENHORA.
BOLSONARO 2022, 2023, 2024, 2025, 2026, 1o TURNO
#FECHADOCOMBOLSONARO
dona Xoice curtiu sua defesa. Essa CPMI é uma piada. Que bom que não temos coisas mais importantes para nos preocuparmos, já que está sobrando tempo e dinheiro para essas futilidades hipócritas..
Temos muitas coisas importantes a resolver, entretanto, a divulgação de notícias falsas, inventadas, agressivas, descabidas, imorais e irresponsáveis é uma delas. Nada se faz com mentiras, com agressões gratuitas e descabidas. Aliás, as coisas importantes que deveriam ser feitas pelo governo federal estão relegadas a segundo, ou melhor a 5º plano. Sequer começou a governar e esta fazendo campanha para as próximas eleições. Campanha política se faz com ações, com projetos, com soluções e não tentando denegrir concorrentes. Por falar em “hipocrisia”, poderia citar uma única ação deste governo para reverter o caos economico e moral, recuperar empregos, promover crescimento, criar ambiente favorável a investimentos, etc?
VERGONHOSO COMO O PRÓPRIO souza cruss É.