Em operação deflagrada nesta sexta-feira (11), a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra três deputados do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. São eles: Josimar Maranhãozinho (MA), Pastor Gil (MA) e Bosco Costa (SE). Eles são suspeitos de desviar recursos de emendas parlamentares no interior do Maranhão.
Autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), a operação faz buscas nas residências e em escritórios de trabalho em seus respectivos estados. O ministro negou pedido para que fossem feitas buscas nos gabinetes deles na Câmara, em Brasília.
Segundo a PF, os parlamentares estão envolvidos em esquema articulado por Maranhãozinho que funciona a partir de dinheiro vivo e uma empresa de fachada. Essa é a terceira vez que Josimar é alvo de operação. O parlamentar já foi gravado por investigadores no momento em que manuseava caixas que continham dinheiro em espécie, quantia atribuída ao orçamento secreto.
Leia também
O primeiro inquérito contra Maranhãozinho apontou que ele cometeu crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso envolvendo as caixas de dinheiro. O caso aguarda andamento na Procuradoria Geral da República (PGR).
O Congresso em Foco não conseguiu localizar a defesa dos deputados. O espaço está aberto para esclarecimentos.
Deixe um comentário