O prefeito de Belo Horizonte voltou atrás na decisão de não cumprir a ordem do ministro Kassio Nunes Marques de permitir o funcionamento de igrejas e templos religiosos em todo o Brasil. No sábado (3), Alexandre Kalil havia dito que BH não respeitaria a decisão monocrática de Kassio, mas sim a decisão do plenário do STF que dá às prefeituras direito de estabelecer medidas de contenção da pandemia de covid-19.
Por mais que doa no coração de quem defende a vida, ordem judicial se cumpre. Já entramos com recurso e aguardamos a manifestação do Presidente do Supremo Tribunal Federal.
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) April 4, 2021
Neste domingo (4), Nunes Marques intimou Kalil a cumprir em até 24h a decisão liminar de permitir que os rituais religiosos aconteçam presencialmente. Com a intimação, o prefeito recuou e decidiu manter as igrejas abertas. Nas redes sociais, a hashtag #KalilArregão começou a ser utilizada por seus opositores – principalmente bolsonaristas. Sua escolha de não cumprir a decisão do STF, gerou manifestações nas redes sociais. Vários parlamentares se posicionaram contra o prefeito.
Leia também
O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, postou uma cópia da intimação recebida por Kalil e ressaltou: “A Páscoa é um período para o renascimento, principalmente das esperanças. Haverá Missa PRESENCIAL de Páscoa”.
LIBERDADE RELIGIOSA!
A Páscoa é um período para o renascimento, principalmente das esperanças. Haverá Missa PRESENCIAL de Páscoa. O Ministro Nunes Marques (em mais uma boa decisão) intimou o prefeito de BH. Boa Páscoa a todos e fiquem com Deus. pic.twitter.com/hlsMyo3sgC— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) April 4, 2021
Confira mais manifestações contra Kalil:
A prefeitura de BH já recuou e suspendeu qualquer fiscalização a reuniões presenciais em igrejas.
Comemore a Páscoa e levante a tag aí #KalilArregão— Junio Amaral (@cabojunioamaral) April 4, 2021
Então quer dizer que, mesmo após a decisão do Ministro Nunes Marques, o Prefeito de BH, lambe bolas de chinês, está…
Publicado por Carlos Jordy em Domingo, 4 de abril de 2021
Nunca governadores e prefeitos tiveram tanto PODER, a ponto do prefeito de Belo Horizonte @alexandrekalil descumprir uma ordem do @STF_oficial.
Acredito que cultos religiosos, nesse momento depressivo de pandemia, fortalece nossa alma e corpo.
Lembrando que o estado é laico.— Guiga Peixoto (@DepGuigaPeixoto) April 4, 2021
A tag do momento: #KalilArregao
Medo de perder o mandato que fala né. 😂😂😂
— Jouberth Souza (@Jouberth19) April 4, 2021
Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative.
Tem que pegar o CPF de quem vai pra igreja e proibir de ir pro Hospital, se trate com fé! Se é que tem fé!!
Pois quem tem fé acredita que Deus é Onipresente!
Satanás faça seu trabalho, carregue essa corja de assassinos!
O Ministrão M.A. Melo chamou o novo ministro de “novato”. O que se percebe é a irritação dos donos do STF, o Ministro Gilmar Mendes também já se irritou com ele. Será que ele está contrariando as orientações e o interesse desses velhos deuses. É absurdo o poder que a Constituição de 88 deu a esse tribunal, e deixou o resto do Judiciário a ver navios, primeira e segunda instancias prá que, só prá ladrão de galinhas né!
Prendam a missa e soltem o chefe do PCC.
Assim falou Blch@Velha
Qual dos PCCs?
Agora temos 2 no Brasil, que mandam e desmandam!
O original.
Aquele do Xandão D’Imoraes, do André do Rap e do Narco Aurélio.