A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), emitiu nota nesta sexta-feira (29), repudiando os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro à imprensa no último dia 27.
Diante da repercussão de que os gastos de 2020 do governo federal com alimentos somaram mais de R$ 1,8 bilhão, Bolsonaro atacou a imprensa mais uma vez: “Vai pra puta que pariu, porra. Essa imprensa de merda, é pra enfiar no rabo de vocês, de vocês da imprensa, essas latas de leite condensado aí”.
A nota da PFDC é assinada pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e pelos procuradores da República, Mariane Oliveira e Enrico Rodrigues de Freitas, que compõem o Grupo de Trabalho Liberdades: Consciência, Crença e Expressão.
Leia também
“É fundamento de nossa República o dever de transparência, em especial quanto ao uso de verbas e recursos públicos, cabendo aos gestores públicos, de qualquer nível, prestar informações claras, objetivas e precisas acerca de sua utilização”, diz o documento.
Os procuradores dizem ainda que “não bastasse a demonstração de escassa urbanidade no trato de assuntos públicos, também causa constrangimento e preocupação o fato de que referidas expressões foram alvo de apoio e celebração por outras autoridades públicas presentes ao evento”. O ataque de Bolsonaro foi efusivamente celebrado pelo presentes, entre eles o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Em menos de 60 dias, esta é a segunda vez (confira aqui) que a PFDC se posiciona contrária aos atos do presidente da República e o tratamento dispensado à imprensa.
Mais cedo um grupo de ex-procuradores e sub-procuradores pediram à Procuradoria Geral da República pedido para que o presidente Jair Bolsonaro seja denunciado pelo crime de epidemia.
> Ex-procuradores pedem que Bolsonaro seja denunciado por “crime de epidemia”
Por que militar come tanto leite condensado?
O covarde, quando tem poder, ataca para se sentir seguro. Mas nunca deixará de ser covarde, principalmente quando estiver sozinho, sem apoio. Aí, ficará caladinho e quieto.
E desde quando panfleteiro de ParTido Socialista é jornalista?
Mas essa imprensa brasileira é um lixo mesmo.
Principalmente a tal de Folha de São Paulo.
Colocam os gastos totais de comida no país inteiro, em um ano inteiro, como se fossem gastos pessoais do presidente da república.
Criam a comoção nacional, aí depois explicam o que na verdade é em uma materiazinha pequinininha dentro do jornal.
Isso é jornalismo m3rd@ ou não é?
É partidarismo político ou não é?
Mandou eles para a pvt@ que parlu e fez muito bem.
A Folha fazia IGUALZINHO quando o “mas o petê mi mi mi” estava no poder. Aposto que vc vibrava (ui!) a cada notícia sobre corrupção petista. Agora, a imprensa está errada? HAHAHAHAHAHAHA
O que diabos militar come com leite condensado?
Eles não deveriam estar preocupados é com os ataques e Fake News da imprensa contra o Presidente? Aliás, até mais do que contra o Presidente, contra o povo brasileiro que o elegeu democraticamente, e contra a nação.
O jornalismo brasileiro acabou. Virou militante partidário.
Tem mais é que apanhar mesmo!
O pior nem é esse sabujo,mas sim quem o colocou lá.
Quem o colocou lá foi o PT com seu candidato próprio.
Bolsonaro, de fato, é péssimo! Péssimo mesmo. Contudo, convenhamos, o oponente faz parte de uma organização criminosa sem precedentes na História. Essa ORCRIM tem grande responsabilidade pela nossa atual desgraça e vitória de Bolsonaro.
No tempo do melhor governo do chefe da Orcrim não se gastava nada com comida, só com copa do mundo e olimpíada.
Você acha que o bostonaro preferia estádios ou hospitais? Esse b@b@c@ aí teria feito o mesmo, já que “valoriza” tanto os esportistas. Arranje outra desculpa, até pq você torceu muito na copa.
Torci mesmo.
Vibrei pra caramba.
Foram vocês mesmo.
A democracia transformou o Brasil num pária, que depende dos outros para tudo.
Quando eu era criança, os ”institutos” produziam as vacinas brasileira, não precisávamos de chinês, inglês, americano ou alemão.
Nem a imprensa consegue mais esconder.
Trabalho conjunto de Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma.
O b@b@c@ do bostonaro continua sonhando em ser dependente dos eua. Quer que o Brasil se torne uma filial dos eua. Grande patriota…
Calma, filhote.
O CM não vai deixar.
Quem colocou ele lá foram o Lula e a Dilma.