Artistas de todo país se uniram para criticar as falas de Regina Duarte, na última sexta-feira (8). A secretária de Cultura do governo Bolsonaro, defendeu a ditadura e quando questionada sobre as torturas daquele período, ela afirmou que “tortura sempre existiu”.
“Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988“, iniciou a carta.
“Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público”, disseram.
“Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar”, rebateram.
“Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.
Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa”, finalizaram.
Dentre os artistas que assinaram o documento estão: Cauã Reymond, Adriana Esteves, Alice Wegmann, Malu Mader, Drica Moraess, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Lulu Santos, Chico Buarque, Anna Muylaert, Cao Hamburger, Fernando Meirelles, Fábio Porchat e Gregorio Duvivie.
Os nomes e o conteúdo do documento foram publicados pelo G1.
PARABÉNS A GRANDE ATRIZ REGINA DUARTE. Posiciona-se corretamente.
Pessoalmente não gosto da Regina Duarte e sempre achei seus papéis piegas e mel com açúcar, também não acho que a atriz tenha preparo cultural ideal para o exercício do posto. Sou honesto, no entanto, em reconhecer que a atriz está anos-luz a frente dos pares que a criticaram, tem melhores princípios e é 100% mais honesta, que muitos dos antigos ocupantes de equivalente função. Gostando ou não da atriz, reconheço, contudo, que quanto aos “companheiros” que a criticaram, penso que nenhum deles, ou até todo o conjunto, tenha moral, ou terão sucesso na atividade artística que lhes permita engraxar os sapatos da atriz Regina Duarte.
A ela este episódio, servirá para abrir-lhe os olhos que o Dante Mantovani e o Sérgio Nascimento de Camargo, aos quais ela INJUSTAMENTE torpedeou, as ações que tomou basearam-se na mesma espécie de críticas contra ambos oriunda da mesma “classe artística”, igualmente surgidas de abjeta distorção das declarações. Creio que como alguém que se sente injustiçada deveria telefonar para ambos e desculpar-se.
No mais, as considerações/opinião do general Villas Boas, coincidem com as opiniões do mundo civilizado.
Para retrucar a crítica da Maitê Proença seria de perguntar-lhe em qual dos brejos para onde os governos passados mandaram as vacas, está conseguindo localizar a tal “vaquinha”.
A Globolixo falou desse “manifesto” dos “artistas e intelectuais” (pseudos), pela boca vomitadora do Bonner. Aliás distorcendo as palavras da secretária. Eu e minha esposa ficamos horrorizados com tantas distorções.
Mas, sinceramente? Pouco importa à maioria do povo brasileiro o que pensam esses “pseudos” e principalmente a Globolixo.
O Gen. Villas Bôas tem milhões de vezes mais credibilidade que todos “pseudos e Globolixo” juntos. Disse ele:
“Assisti ontem à noite a entrevista concedida pela Secretária de Cultura, Regina Duarte, à TV CNN.
Por um lado, fiquei encantado com a Regina pela demonstração de humanismo, grandeza, perspicácia, inteligência, humildade, segurança, doçura e autoconfiança que nos transmitiu.
Admirei também a habilidade com que desvencilhou das armadilhas que os entrevistadores tentaram colocar a ela, que visivelmente havia se preparado para, numa atitude totalmente desarmada, abordar temas relativos a sua pasta.
Apreciei a firmeza com que reagiu à desleal tentativa de confrontá-la com a igualmente artista Maitê Proença.
Por outro lado, decepcionou-me a atitude desrespeitosa dos entrevistadores e âncoras da emissora, a quem faltou o que o General Heleno chama de “honestidade intelectual”.
A CNN alardeia praticar o bom jornalismo, mas não creio que ele exija deselegância e falta de respeito.
Questiono de qual instância alguns jornalistas retiram a autoridade de agirem como membros de um tribunal de inquisição, dispensando-se de princípios básicos de civilidade?!
Parabéns Regina Duarte.”
Esse sim, tem credibilidade e o respeito do povo brasileiro!
Parabéns General Villas Bôas!