O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para apurar os fatos narrados por Sérgio Moro ao deixar a o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre as providências, o procurador-geral solicita ao Supremo a oitiva de Sergio Moro em razão da abertura do inquérito. O pedido foi enviado nesta sexta-feira (24).
O responsável pela análise do pedido no STF será o ministro Celso de Mello, decano da Corte. Cabe a ele definir se instaura o inquérito e, caso aberto, ditar o ritmo do processo e supervisionar as investigações da Procuradoria e da Polícia Federal.
> PGR pede que STF abra investigação sobre fatos narrados por Moro
> Deputados pedem que PGR determine busca e apreensão contra Bolsonaro
O pedido aponta a eventual ocorrência dos crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra.
Leia também
Por outro lado, o pedido diz que se não forem comprovados os crimes, a fala de Moro poderia caracterizar crime de denunciação caluniosa.
“A dimensão dos episódios narrados revela a declaração de Ministro de Estado de atos que revelariam a prática de ilícitos, imputando a sua prática ao Presidente da República, o que, de outra sorte, poderia caracterizar igualmente o crime de denunciação caluniosa”, aponta o procurador-geral.
“Indica-se, como diligência inicial, a oitiva de Sergio Fernando Moro, a fim de que apresente manifestação detalhada sobre os termos do pronunciamento, com a exibição de documentação idônea que eventualmente possua acerca dos eventos em questão. Uma vez instaurado o inquérito, e na certeza da diligência policial para o não perecimento de elementos probatórios, o procurador-geral da República reserva-se para acompanhar o apuratório e, se for o caso, oferecer denúncia”, conclui Augusto Aras no pedido.
*Com informações do MPF
> OAB pediu relatório para investigar indícios de crimes cometidos por Bolsonaro
Aproveitem e perguntem a eles o seguinte: “Quem mandou matar Marielle e Anderson?”. Aproveitem, porque eles entraram na fase do “você que se lasque”!
PGR quer saber se:
A – Bolsonaro é criminoso
B – Moro é mentiroso
C – Ambas as alternativas
mas um comunista enfiltrado desmascarado parabens Presidente mto orgulho de vç o Brasil todo apoia vç tem que espulsa esses petista desfarsado msm o madetta ja foi agora o mouro falta demiti o morao e fecha o congreso e o stf e demiti os governado e estermina esses canhoto p vç pode trabalha em pas Presidente o povo esta com vç so que e comunista nao apoia vç Presidente em 2022 vç vai ganha denovo fascil no primeiro turno com os voto de mas de 210 milhoes de pessoa e vai fase o Brasil se grande denovo com ajuda do Presidente Tramp que e seu melho amigo e vç vai fase a economia crese mto mas e vai acaba com a corrupsao e o desemprego e o crime organisado o melho Presidente de todos os tempo
Tamu junto talkey?
Os 88 nazistas apoiam o Bozo!