A Câmara dos Deputados recebeu até esta terça-feira (6) 107 pedidos de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. O levantamento é da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara e escancara a pressão pelo afastamento ao revelar que, nos últimos sete dias (de 31 de março a 6 de abril) foram 32 pedidos. Desses, apenas um não cita a atuação do presidente para boicotar o combate à crise sanitária e denuncia as tentativas de uso político das Forças Armadas.
Os outros 31 apresentados na última semana tem como “ementa” descrita pela Câmara o seguinte texto padrão:
“Alega que o Presidente Jair Bolsonaro se utilizou da autoridade da Presidência e da evidência e do prestígio social atrelados a essa função para boicotar as principais iniciativas de combate à pandemia – seja ao obstruir medidas de comprovada eficácia científica, ao estimular a desobediência sanitária da população, ao atacar as autoridades que tentaram tomar alguma providência ou ao insistir na difusão de informações falsas e teorias conspiratórias entre os brasileiros”.
Os crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro, segundos os pedidos de impeachment, constituem principalmente atentados aos direitos fundamentais à vida e à saúde dos brasileiros, à probidade administrativa, à dignidade, ao decoro e à honra do cargo. Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira, dar andamento ou não a esses requerimentos. Aliado de Bolsonaro e líder do Centrão, grupo que dá sustentação ao governo no Congresso, Lira não se posicionou sobre nenhum dos pedidos.
Veja a lista dos 107 pedidos de impeachment:
PublicidadeDo total de pedidos já feitos, 41 foram protocolados durante a gestão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara. Seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é até hoje cobrado por não ter desengavetado nenhum dos 66 pedidos enquanto ocupou a presidência da Casa.
O avanço catastrófico da pandemia de covid-19 no Brasil, já previsto por especialistas em saúde, e a falta de liderança do governo federal no combate à crise sanitária impulsionaram o número de pedidos de afastamento de Bolsonaro. Na última terça-feira, 4.185 brasileiros perderam a vida para a doença em apenas 24 horas. Bolsonaro é o presidente recordista em pedidos de impeachment, superando com folga a segunda colocada, a ex-presidente Dilma Rousseff, cassada em 2016.
Ainda que os pedidos de impeachment denunciem irregularidades cometidas por Bolsonaro em diversas áreas, a postura do presidente na pandemia foi determinante para o salto do número de pedidos de afastamento. Em 2019, primeiro ano do atual governo, foram protocolados cinco pedidos.
Em 2020, ano majoritariamente assolado pela pandemia e que terminou com mais de 270 mil vidas perdidas para a covid, Bolsonaro motivou a apresentação de outros 53 pedidos de afastamento. Porém, com o país batendo recordes semanalmente de casos e mortes registradas pela doença, desde o início de 2021, já foram apresentados 47 novas ações na Câmara.
> Veja o que artistas e políticos pensam sobre o impeachment de Bolsonaro
Na tabela enviada pela Câmara, é possível consultar: a data de protocolo do pedido, a quem ele é endereçado (o presidente da Casa em questão), o autor da peça, uma breve descrição do que motivou o requerimento e o estado de tramitação.
Dos 107 protocolados, quatro foram arquivados por serem considerados apócrifos e um foi dado como “concluído” porque a certificação digital utilizada não era do autor. Os 102 restantes constam como “em análise”. No entanto, o termo é apenas uma burocracia, já que cabe ao presidente da Câmara decidir se vai mesmo dar prosseguimento ao processo.
O Congresso em Foco já deixou clara sua posição a favor do impeachment de Jair Bolsonaro em recente editorial. O texto destaca que é desconhecido algum caso de chefe de governo que tenha cometido tantos erros e de forma tão cruel quanto o atual presidente da República.
> Molon: direita e centro apoiam impeachment, mas não sem pressão das ruas
Ao que tudo indica, Bolsonaro tem transtornos psíquicos graves. Deve ser submetido a exame de sanidade mental e, se comprovada a insanidade (o que é muito provável) deve ser afastado do cargo e encaminhado para tratamento psíquico intensivo.
Caro Edgar, vc é psiquiatra?…O Freud a 101 anos diagnosticou que esquerdistas são portadores em alto grau da psicopatia do igualitarismo, um mal abstrato e indefinido que os corrói por dentro, obrigando os portadores a endeusarem até políticos ladrões desde que seja de sua estimação, normalmente esses políticos espertos criam uma “causa”, que faz com que esses portadores fiquem no cabresto ad infinitum.
Rômulo, responderei por partes.
a) Não sou psiquiatra. Nâo acho relevante mencionar titulação acadêmica.
b) Os diagnósticos de Freud são muito discutíveis, como mostram, por exemplo, “Le livre noir de la psychanalyse” (Catherine Meyer, org.) e “The Freud files: an inquiery into the history of psychoanalysis” (Borch-Jacobsen e Shamdasani).
c) Sou de esquerda no sentido de que penso que se deve diminuir o patrimônio e a renda dos ricos e aumentar o patrimônio e a renda dos pobres, diminuindo as violentas desigualdades, que mantêm uns na riqueza e outros na miséria. Não acho que isso posso ser considerado “psicopatia do igualitarismo”. Como pessoa privilegiada, sinto responsabilidade em relação aos que passam miséria. Moro num bom ap., outros moram na rua.
d) Não sei se Lula se corrompeu. Aparentemente sim, mas o fato de que não teve julgamento de acordo com a legislação torna os procedimentos e as sentenças anuláveis, como está sendo reconhecido pelo STF. É muito provável que Moro tenha sido parcial, mas isso não leva à conclusão de que o reu é inocente. O julgamento deve ser reiniciado.
e) DIZER QUE BOLSONARO TEM TRANSTORNOS PSÍQUICOS GRAVES NÃO É ACUSAÇÃO. AO CONTRÁRIO. SE ELE TEM TRANSTORNOS COMO PARANOIA, OBSESSÃO POR PODER, INSENSIBILIDADE DIANTE DA DOR DOS OUTROS E BISSEXUALIDADE EGODISTÔNICA (de pessoa que não se aceita como bierótico, embora diga brincando estar apaixonado por homens, equipare suas relações com homens a relações conjugais e agrida a homo e bissexualidade dos outros, real ou imaginária), NÃO DEVE SER LINCHADO, COMO MUITOS PRETENDEM, E SIM ENCAMINHADO PARA PSICOTERAPIA. UMA BOA SAÍDA PARA A TRAGÉDIA DE TERMOS UM ENFERMO MENTAL NA PRESIDÊNCIA SERIA INTERDITÁ-LO E ENCAMINHÁ-LO PARA TRATAMENTO.
Caro Edgar, valeu aí a resposta,mas quero acrescentar!…Pelo visto vc gosta de ler livros ou matérias referentes á determinadas condições psíquicas de pessoas ou autoridades públicas.Lhe indico um livro ” A Mente Esquerdista” do Dr Lyle Rossiter, um afamado psiquiatra forense americano, acostumado a tratar pessoas com os mais variados distúrbios.É um livro longo,quase 500 páginas e vai descrevendo com propriedade ao longo da História as razoes que levam ou levaram a sociedade a estar hoje em dia com essa polarização!
Esse livro mostra o porque filhos de pais ricos descambam para o socialismo.E se o Pr Bolsonaro tem esses distúrbios sujeridos por vc, te digo, mesmo que houvesse um presidente sem distúrbios nenhum, não teria chance de fazer nada com essa Constituição vigente!
Não tenho ideologias, não endeuso nada nem ninguem, o próprio Cristo pediu para não ser endeusado, e sim que celebrassem sua memória, seus ensinamentos e principalmente as suas advertências!
Rômulo, parece que temos concepções diferentes do que seja esquerda. Considero-me de esquerda porque, como disse, penso que é preciso aumentar o patrimônio e a renda dos pobres (não digo proletários, tenho posições muito críticas em relação ao marxismo) e, para se conseguir isso, é necessário reduzir o patrimônio e a renda dos ricos. Provavelmente não tens interesse nem tempo, mas se quiseres conhecer minhas opiniões críticas sobre o marximo, dá uma olhada em meu texto “A teoria marxiana da história: uma abordagem crítica interdisciplinar”. Para acessar, digita meu nome (Edgar de Andrade Xavier) no Google.
Muitas pessoas me dão impressão de terem transtornos psíquicos graves. Isso não me leva a odiar essas pessoas. Ao contrário, sinto compaixão por pessoas com transtornos psíquicos. Hoje estou muito aflito com o caso do menino Henry. Até hoje ttnha evitado ler o noticiário sobre o caso, pois é muito triste. Mas hoje li notícias e vi vídeos. Não sei se sinto ódio do padrastro e da mãe. Acho que não. A tragédia dos dois também é muito impressionante. Seriam psicopatas? Mas o que é psicopata? O que será que o padrastro e a mãe pensam e sentem? O que será que Bolsonaro pensa e sente? Talvez ele ria da pandemia como forma de evasão, procurando transformar em comédia para não sentir o lado trágico.
Escrevo esses comentário como forma de me ocupar, fazer alguma coisa, me comunicar. Assim a gente vai suportando a tragédia da vida.
https://uploads.disquscdn.com/images/2cd39772e1463dbd90c06c9d01b16ae80b42d0ebbe290dd4ecf2a0f94d6e1ef9.gif
O bobalhão se referiu a ele mesmo , ontem, entrevista em Chapecó SC, como o único líder mundial que apanha isoladamente;
Líder mundial onde???
Ele é bobalhão mundial, isso sim!.
kkkk ta pegando leve kkkk
Bozo já vendeu os Aeroportos para garantir 3 bilhões pros deputados assim não vai passar nenhum pedido. O troco vai pra rachadinha
E os nossos cumpanheiros empregados públicos tomaram Nabo(ndinha).
vão ter que TRABALHAR.
Jorge teixeira nunca foi em um aeroporto, mal sabe ele que os cumpanheiros foram os que mais e melhor privatizaram os Aeroportos kkkk segue a noticia de 2013 da estocadora de vento conseguindo 6 vezes mais que o bozo kkkkk https://uploads.disquscdn.com/images/5dde2abdc83a67d20245809c2fdbcb64a24ddf4b75d6d14171e3715f9bde48d0.gif
Nem Freud explica, porque em seu tempo não existia essa doença:
“ABSTINÊNCIA DE VERBA PÚBLICA”
Mas não são justamente os receptores dessas verbas (os políticos) que barram esses pedidos?
Também!
São os todos antigos mamadores:
* Da Lei Roubanet
* Do Petrolão
* Do aparelhamento das estatais
* Os antigos 700 Conselhos do “Política Nacional de Participação Social (PNPS) e pelo Sistema Nacional de Participação Social (SNPS). Esses programas, criados pelo governo Dilma Rousseff, em 2014;
* Mala com R$ 51 milhões na Bahia;
* Mala com R$ 500 mil que saía correndo de pizzaria;
* Dólares na cueca;
* Pichulecos;
* Lista da Odebrecht;
* 1% da já minguada remuneração dos aposentados;
* 2 milhões em mala e se precisar elimina o primo;
* Reforma no triplex e sítio.
E para não ser injusto:
* Rachadinha na Alerj (6 milhões do Queiroz e 49 milhões da Elisângela)
E por aí vai…
Se juntar menos que os 1 trilhão que bozo perdeu levando as pessoas pra economia informal e a fome:
https://uploads.disquscdn.com/images/e93cc2cf766c4a68c8763aa96553c4a7de2a6a21007942e4b09b31b1f4a14961.gif
Chama-se custo da recessão.
Aquela da copa das superfaturações – 2013.
Não é menino?
Antes isso (economia subterrânea) não existia, não é mesmo?
Antes era assim:
https://www.amazon.com.br/Pa%C3%ADs-Dos-Petralhas-II/dp/8501401005
https://uploads.disquscdn.com/images/e3ff3c9827c17b3f7aca01a7a67b9aa0f084c3f70f162b6121bd3e8110d34d8f.jpg
mais de 100 bilhões em “emendas” (PROPINA) para o Centrão blindar teu chefe genocida das rachadinhas. Que abstinência é essa??
Muito boa essa piada…. https://uploads.disquscdn.com/images/e3ff3c9827c17b3f7aca01a7a67b9aa0f084c3f70f162b6121bd3e8110d34d8f.jpg
Esse ”instituto”, o pedido de impeachment, é um instrumento próprio da democracia.
Quando começam a ser pedidos de 4 pelo Alexandre Fruta, pelo Chico Buarque, pelo Cantando Meloso, pelos favelados amigos do Bôlos e etc, vai acabar se transformando em uma piada institucional.
Por que será que nenhum passa?
Será que o povo aprova?
Que pena hein, UOL?
Vocês latem, latem e nada acontece.