O vice-presidente da CPI da Covid, senador Ranfolfe Rodrigues (Rede-AP) ingressou nesta sexta-feira (4) com um requerimento para convocar o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) a depor no colegiado. Essa ação vem no rastro de um vídeo divulgado pelo site Metrópoles no qual o presidente Jair Bolsonaro participa de uma reunião com médicos que o aconselham sobre como agir em relação à pandemia e defendem o uso da cloroquina.
A informação é de que o encontro foi coordenado por Osmar Terra e transcorreu marcado por ressalvas à aplicação da vacina contra a Covid. Nas imagens, aparecem, entre outros, o deputado, a médica Nise Yamaguch e o virologista Paulo Zanotto.
Zanotto também se tornou alvo de um outro requerimento de convocação apresentado por Randolfe igualmente nesta sexta.
Vídeo fortalece tese de gabinete paralelo
O vídeo em questão é apontado por integrantes da CPI como prova da existência de um gabinete de aconselhamento paralelo.
Leia também
Em um dos trechos, Zanotto afirma que enviou uma carta ao ex-assessor da Presidência da República Arthur Weintraub sugerindo a criação de um shadow board”, que traduzido ao português pode ser definido como gabinete das sombras.
“A gente poderia ajudar, eu não vou fazer parte desse grupo, não sou especialista em vacinas, mas gostaria de ajudar o Executivo a montar um ‘shadow board’. O meu interesse está em dar ao Executivo no Brasil uma chance de contatar alguns dos melhores pesquisadores do Brasil em áreas que são fundamentais para vocês poderem desenvolver coisas importantes, como se fosse um ‘gabinete sombra’, eles não precisam ser expostos, digamos assim, à geração, à imprensa”, disse.
Esse encontro ocorreu no dia 8 de setembro no Palácio do Planalto.
“Mentor intelectual”
Na justificativa, o senador Randolfe afirma que “as imagens também apontam Osmar Terra como mentor intelectual do grupo.
Além do requerimento de Randolfe, outros dois documentos anteriores pediam a convocação do deputado, mas como o senador é vice-presidente da CPI o dele tem prevalência para análise sobre os demais.
Em relação ao requerimento para convocação de Zanotto, o senador destaca frases do virologista que em um momento afirmou ser necessário tomar “extremo cuidado” com as vacinas contra a Covid-19.
“Não tem condição de qualquer vacina estar realisticamente na fase 3”, diz. Na data do encontro, e-mails da Pfizer estavam sem resposta nos computadores do Ministério da Saúde.” Na sequência, o requerente acrescenta outro trecho da fala de Zanotto para embasar o pedido depoimento:“com todo respeito, eu acho que a gente tem que ter vacina, ou talvez não”, disse Zanotto na reunião, conforme resgatou o requerimento de Randolfe.
Gabiente paralelo é pauta da comissão
A coleta de evidências sobre um gabinete paralelo para conduzir o combate à pandemia no Brasil é uma constante na CPI que investiga ações e omissões do governo Bolsonaro em relação às políticas de saúde para barrar o coronavírus.
Na última terça (1) , a médica Nise Yamaguchi depôs na CPI e negou a existência deste grupo. Assim, a divulgação do vídeo abre um novo capítulo nos trabalho. Nele há sinais de que Arthur Weintraub agia como intermediário entre o grupo e o Palácio do Planalto, fazendo com que os conselhos chegassem ao Executivo.
Os trechos divulgados mostram Bolsonaro sendo aconselhado sobre o uso da hidroxicloroquina, medicamento sem comprovação de eficácia contra o novo coronavírus, e sobre as vacinas.
A dra Nise Yamaguchi também ganha destaque nas gravações “Uma honra trabalhar com o senhor neste período”, afirma. Na CPI, a médica negou a existência de um gabinete, disse que apenas prestava “aconselhamento”.
A suspeita de que havia um gabinete aconselhando o presidente, paralelo ao Ministério da Saúde, foi levantada depois do depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à CPI da Covid. Em oitiva, Mandetta afirmou que Bolsonaro recebia orientações sobre o enfrentamento da pandemia de pessoas próximas ao governo, mas que não eram da pasta da Saúde.
Repercussão nas redes
Nas redes sociais o vídeo repercutiu entre parlamentares. O vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que faria os requerimentos para novas convocações.
A prova definitiva da existência do Gabinete Paralelo que a CPI já investigava. Estou convocando o Sr. Osmar Terra e o Sr. Paolo Zanotto para comparecer à CPI da COVID. https://t.co/9dJXZsVmJq
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) June 4, 2021
O presidente da comissão, Omar Azis (PSD-AM) também se pronunciou afirmando que “gabinete da morte” foi crucial nas ações do ex-ministro Eduardo Pazuello.
O vídeo que vazou hoje confirma a tese do gabinete paralelo e explica porque o ministro Pazzuello dizia que a vacinação iniciaria no dia D, na hora H – Ele esperava as determinações do “shadow gabinet”, o gabinete da morte.
— Omar Aziz (@OmarAzizSenador) June 4, 2021
Parlamentares da oposição também se manifestaram:
A prova da existência do gabinete paralelo. Bolsonaro, Osmar Terra, Nise Yamaguchi e médicos terraplanistas criticando a vacina e defendendo o uso da cloroquina. Nise, que mentiu descaradamente na CPI, tem que depor novamente, dessa vez como convocada. https://t.co/irhvKEdKd1
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) June 4, 2021
Bolsonaro ignorou 53 e-mails da Pfizer para compra de 60 milhões de vacinas em 2020. Nesse tempo, ele estava ouvindo o gabinete pararelo sobre a estratégia de contaminar o maior número de brasileiros com o vírus p/ promover imunidade de rebanho. Veja:https://t.co/pgBcTwchTC
— Rogério Carvalho 🇧🇷🏴 (@SenadorRogerio) June 4, 2021
🔴 Gravíssimo! O jornal Metrópoles aponta que vídeos comprovam ação do ‘Ministério Paralelo’ em pleno Palácio do Planalto, na presença de Bolsonaro. Enquanto o governo ignorava emails da Pfizer, o grupo levantava desconfiança sobre vacinas. pic.twitter.com/l2WV8rwm8S
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) June 4, 2021
> Ao STF, Omar diz que barrar oitiva de governadores pode inviabilizar CPI
Senador Faro Fino.
Não vão mandar prender o general?
Ou estão se c@g@nd0 de medo?
BOLSONARO NÃO QUER QUE A POPULAÇÃO SEJA VACINADA, provavelmente, PARA EVITAR QUE AS MANIFESTAÇÕES OCORRAM O QUE PODE LEVÁ-LO A UM IMPEACHMENT. Acompanhei a deposição de Dilma e Collor, e, por experiência, sei que é a voz das ruas que, praticamente, decide a instalação dum processo de impedimento dum mandatário. Indico, para os nossos bacharéis em Direito o livro O IMPEACHMENT do jurista, advogado, magistrado e professor PAULO BROSSARD.
Ministério paralelo? O Bozo consegue fazer oposição ao próprio governo. Mas também, a única coisa que esse incompetente consegue fazer é criticar o trabalho dos outros.
É a nova ”estória” da CPI,
Baseada num vídeo que está no You Tube.
Na minha época de criança tinha o Coiote e o Coiote todo dia tinha um plano novo para pegar o Papa-Léguas.
Ameaça prender os governadores TB kkkk
Do jeito que as milícias, infiltradas nas polícias, estão operando, não duvido que muito governador ou prefeito inocente sejam presos. Pernambuco é, paralelamente, algo sintomático.
Esse senadorzinho medíocre deveria convocar o Xi Jinping Presidente da China, e o acusar de ter deixado esse vírus se espalhar pelo mundo! …Seja macho senador!…Faça isso!…Enquanto isso,aqui por onde moro o prefeito da cidade continua fazendo o que tem que ser feito, ora afrouxa, ora aperta, tem hospital de campanha que ele sabidamente não desmontou como a maioria fez por aí…Ele tem autonomia pela Constituição e ninguem apita mais que ele nem o governador do estado, quanto mais o Pres. da Republica que é o ultimo da lista. CPI inútil, deveriam estar discutindo uma reforma da Constituição isso sim!….Culpar o Presidente é de uma inutilidade sem tamanho, se querem tirar o cara do posto assumam isso na cara. Estão sem serviço, torradores de dinheiro de impostos!
Seja macho senador!…
Fala sério!!!!!
Seja macho, ou seja lunático? Que tal convocar também o virus para depor?
É muita falta de caráter querer PASSAR PANO NESTE ATO CRIMINOSO CONTRA A SAÚDE PÚBLICA! O que tem a ver o fato de a China ter ignorado as primeiras manifestações do Sars-CoV-2 com esse GABINETE DA MORTE!?
Muitas mortes poderiam ter sido evitadas se tivéssemos um Presidente da República e não um PSICOPATA GENOCIDA, algo que os mais renomados psiquiatras do Brasil e do mundo reconhecem.
A China errou, mas ofereceu ajuda ao Brasil que poderia ter salvado milhares de vidas, mas a ideologia bolsonarista e olavista impediu que muitas pessoas fossem salvas.
MINIMIZAR OU RELATIVIZAR A CULPA DO PSICOPATA GENOCIDA E DO SEU GABINETE DA MORTE É PRÓPRIO DE FASCISTAS.
Rapaz!…vc tá dominado!…relaxa e veja aí as datas que as vacinas foram aprovadas!…Vc vai escrevendo um monte de coisas sem nexo,é pago prá fazer isso?…Ou é ódio puro?…O que vc vai conseguir com essa birra toda?…Já leu o Artigo 23 da Constituição de 88?…Já leu o decreto do Ministro Alexandre de Morais do STF reforçando o entendimento daquele artigo?….Não sou bolsonarista nem lulista,já votei em ambos….Só acho que pessoas e comentaristas como vc deveriam ser mais esclarecidos…E não irem na onda de políticos oportunistas e da imprensa sem vergonha!
O que seria ”apingreós”, meu nobre treineé de estagiário?
ERRATA: Minhas nobres…são duas mulheres