Congresso em Foco

Fórum

Política, Brasília e os bastidores do poder como você nunca viu Contribua
Política, Brasília e os bastidores do poder como você nunca viu

Foto: ANTT

TRANSPORTE

O progresso do Brasil passa pela Ferrogrão

15.01.2024 16:21 1

Opinião Em
Publicidade

Uma resposta para “O progresso do Brasil passa pela Ferrogrão”

  1. Lázaro Borges disse:

    Querida Flávia Acatauassú te convido a conhecer o terminal da Rumo em Rondonópolis (MT). Pois nesse artigo você diz “Os mais de 933 km da ferrovia que vai ligar Pará ao Mato Grosso irão potencializar os resultados socioeconômicos do país”.

    Que resultados socioeconômicos? Em Rondonópolis (MT) também diziam isso quando inauguraram a ferrovia. Hoje, o que se vê é que a mudança social é nula ou mínima. Primeiro que a Rumo pratica um valor de frete 25% a menos do que deveria praticar, tendo em vista que a concessionária configura um oligopólio. De modo que muitas vezes produtores preferem enviar a colheita pelas rodovias.

    Para piorar, a ferrovia virou “fonte de renda” do Comando Vermelho. Pesquisa por “varredores CV Rondonópolis”.

    Olha querida, sinto por dizer, mas de nada adianta uma ferrovia apenas para levar e trazer soja, milho, algodão e cana. É importante, claro. Mas somente para os produtores. É preciso que o governo federal comece a pensar em ferrovias que permitam a integração, que substituam o tão perigoso transporte rodoviário. Da forma como está, vamos encher vagões de soja e o bolso de meia dúzia de capitalistas.

    E o pior: vamos arrebentar com mais e mais hectares do nosso maior capital em Mato Grosso: a floresta amazônica. Pois é uma terra abundante em água, em chuvas e em florestas. Produtos que em um futuro não muito distante serão cada vez mais requisitados .

    A questão é: o tal “progresso” da Ferrogrão valerá a pena? A julgar pelo que vemos em Rondonópolis, eu tenho certeza que não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via