por Allan Titonelli Nunes*
Apesar das ouvidorias terem surgido no Brasil ainda no período imperial, sua função inicial estava atrelada ao sistema de Justiça, objetivando garantir a aplicação da lei na colônia e reportar-se ao rei. Já a primeira ouvidoria pública criada e instalada no Brasil, com atribuições similares às hoje existentes, ocorreu na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, em 1986. A ouvidoria pública em âmbito federal foi criada em 1992, sob a denominação de Ouvidoria Geral da República e vinculada ao Ministério da Justiça, nos termos da Lei nº 8.490/1992.
O papel das ouvidorias está atrelado a congruência de interesses entre os cidadãos e o Estado (todos os seus Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário), o que exige acesso à informação, transparência e publicidade, princípios fundamentais para a prestação de contas à sociedade, consistindo em deveres da administração para com o cidadão. Nesse pormenor, a importância do compartilhamento de informação e sua contribuição para a democracia são alguns dos caminhos que ajudam a disseminar a transparência, conforme exposto por Yang e Maxwell (2011).
Leia também
No Brasil, considerando essas premissas, foi aprovada a Lei n° 12.527/2011, também conhecida como lei da transparência, a qual trata do grau de publicidade a ser conferido aos documentos oficiais da administração, onde a publicidade é a regra e o sigilo é a exceção, conforme exposto por Angélico (2015).
Michener, Contreras e Niskier (2018) fazem uma importante digressão sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei n° 12.527/2011, destacando a relevância da informação, cujo poder (Darch e Underwood, 2010) pode provocar resistências por parte do setor público (Hood, 2010; Michener, 2015; Roberts, 2006), o que devemos trabalhar para superação, ante aos benefícios conquistados.
De outro lado, com a consolidação do livre acesso à informação, e consequente clareza das atividades administrativas, houve a disseminação das ouvidorias, que ganham relevo com a implementação da LAI, até porque muitos órgãos da administração pública determinam que a atribuição de atender essas solicitações incumbiria às ouvidorias.
PublicidadeConsiderando que a principal atividade do serviço público é satisfazer ao seu cliente, que são os cidadãos ou contribuintes, assim devemos pensar em um modelo de atendimento que os realize, aliando aos desígnios traçados por Martins e Marini, 2010.
Aplicando nesse pormenor os conceitos inerentes ao “Novo Serviço Público”, descrito por Denhardt (2012) como uma visão superada da “Nova Gestão Pública”, com foco na gestão democrática, participativa e interativa, entre os cidadãos e os governos. Onde os anseios dos cidadãos não devem sofrer embaraços do corpo burocrático ou dos gestores públicos, os quais devem identificar problemas e propor soluções colaborativamente, gerando um sentimento de responsabilização compartilhada. (DENHARDT, 2012)
Dentro desse contexto, reforça a relevância das ouvidorias, que podem servir como um mecanismo de melhora da gestão e qualidade do serviço, fazendo uso de ferramentas do setor privado aplicadas ao setor público, dando tratamento às informações disponibilizadas, bem como identificando o cidadão como cliente.
O Estado moderno deve ter entre suas missões estimular uma gestão democrática e mais participativa (REZENDE; FREY, 2005), onde a tecnologia possibilita aos cidadãos acesso a mais informações e serviços eficientes (LEITE; REZENDE, 2010). Portanto, a tecnologia permite maior interação e comunicação entre o usuário e o poder público (AURIGI, 2005). Promovendo assim o aumento da accountability social (FOX, 2015). Nesse pormenor, Gascó-Hernández, M., Martin, E. G., Reggi, L., Pyo, S., & Luna-Reyes, L. F. (2018) demonstra a importância da construção de governos com dados abertos, servindo a transparência como um incentivo à colaboração e à inovação (Harrison, Pardo e Cook, 2012), aqui reportando aos conceitos de transparência ativa e passiva, como designadas pela LAI.
Considerando esse cenário podemos identificar algumas missões relevantes destinadas às ouvidorias.
O primeiro desafio diz respeito ao debate proposto por Michener e Bersch (2013) sobre o alcance da palavra transparência, a qual, na visão dos autores acabou sendo utilizada na literatura sem uma precisão doutrinária a respeito, razão pela qual se debruçaram sobre essa problemática, propondo dois binômios norteadores para a identificação da palavra: visibilidade e inferibilidade. Onde visibilidade significaria a completude e facilidade da informação, e inferibilidade a qualidade da informação, possibilidade de verificabilidade e simplicidade. Sendo relevante analisar a transparência da administração pública tomando como base esse binômio.
Logo, conforme constatado nas conclusões do trabalho de Santos e cols. (2019), divulgar a existência da ouvidoria, explicando para que serve, é um dos caminhos necessários para o conhecimento e estímulo à sua utilização.
Soma-se ao exposto, utilizar de uma linguagem simples, viés em consonância com o recente “Pacto Nacional do Poder Judiciário pela linguagem simples”, com o objetivo de adotar linguagem direta e popular, compreensível a todos os cidadãos, seja nas decisões judiciais quanto na comunicação geral, pressupondo também a inclusão, com uso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.
Da mesma forma, vale ainda destacar a necessidade de manter atualizado o portal da transparência.
Um outro desafio diz respeito às resistências por parte do setor público em fornecer e trabalhar essas informações (Hood, 2010; Michener, 2015; Roberts, 2006). A partir da manifestação do cidadão a ouvidoria identifica os pontos a serem aprimorados, contribuindo para a melhoria da gestão pública, atuando de forma preventiva, bem como a produção de relatórios periódicos ajudará nesse aperfeiçoamento, em consonância com os desígnios do “Novo Serviço Público”.
Esses dados são de grande importância para as avaliações a respeito do respectivo órgão. Costa e Castanhar (2003) esclarecem que a avaliação é uma atividade para ser exercida em todos os ciclos da política (definição, formulação, implementação e avaliação stricto sensu), que tem como objetivo guiar os tomadores de decisões.
A utilidade da avaliação consiste na capacidade de produzir informações necessárias para o processo de tomada de decisões, com o propósito de fundamentar melhor as decisões e prestar contas das políticas públicas (ALA-HARJA e HELGASON, 2000). A avaliação objetiva aumentar a eficiência e eficácia do setor público, embora ainda sofra resistências burocráticas para sua implementação. (MOKATE, 2002)
Há ainda o desafio de promover a participação cidadã, que engloba a necessidade de conscientização e engajamento social, essa participação democrática concomitantemente ao processo de transparência governamental, também contribuirá para a melhoria da gestão pública, conforme abordado por Vijge (2018).
Por fim, após a publicação da Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) -, que regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais, apresenta-se um novo desafio, principalmente diante das normas já existentes em relação à LAI. Logo, dar o tratamento adequado a essas informações é relevante, para que a publicidade e privacidade não entrem em conflito.
O Poder Judiciário já demonstrou estar atento a muitos desses desafios, tanto assim que positivou normas a esse respeito, trata-se da Resolução Nº 432 de 27/10/2021 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre as atribuições, a organização e o funcionamento das ouvidorias dos tribunais, da Ouvidoria Nacional de Justiça e dá outras providências.
No âmbito do Poder Executivo foi criada a Rede Nacional de Ouvidorias, prevista por meio do Decreto n. 9.492/2018, integrando as ouvidorias públicas, especialmente aquelas relacionadas aos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Tendo entre seus objetivos a construção de uma agenda nacional, incentivo à participação social e preservação dos direitos dos usuários.
Considerando a revolução na informação provocada pela internet não se pode conceber uma administração pública democrática se esta deixar de cumprir com seus deveres básicos. Enfim, não há democracia sem transparência e informação.
Referências
ALA-HARJA, Marjukka e HELGASON, Sigurdur. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 51, n. 4, p. 5-59, out./dez. 2000.
ANGÉLICO, F. Lei de acesso à informação pública. São Paulo: Para Entender Direito, 2015.
AURIGI, A. Making the Digital City: the early shaping of urban internet space. Hampshire: Ashgate, 2005.
BOUSKELA, M. et al. Caminho para as Smart Cities: da gestão tradicional para a Cidade Inteligente. Banco Interamericano de Desenvolvimento: 2016.
COSTA, Frederico L. da e CASTANHAR, José C. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 5, p. 969-992, set./out. 2003.
DARCH, Colin; UNDERWOOD, Peter G. Freedom of information and the developing world. Oxford: Chandos Publishing, 2010.
DENHARDT, Robert. B. Teorias da administração pública. Trad. Francisco G. Heidmann. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
FOX, J. Social Accountability: What does the Evidence Really Say? World Development, vol. 72, pp. 346–361, 2015.
GASCÓ-HERNÁNDEZ, M., MARTIN, E. G., REGGI, L., PYO, S., & LUNA-REYES, L. F. Promoting the use of open government data: Cases of training and engagement. Government Information Quarterly, 35(2), 233–242, 2018.
HARRISON, T. M., PARDO, T. A., & COOK, M. Creating open government ecosystems: A Research and Development agenda. Future Internet, 4(4), 900–928, 2012.
HOOD, Christopher. The blame game: spin, bureaucracy, and self-preservation in government. Princeton: Princeton University Press, 2010.
LEITE, L. de O.; REZENDE, D. A. Realizando a gestão de relacionamentos com os cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management. Urbe: Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 247-258, jul./dez. 2010.
MARTINS, Humberto Falcão; MARINI, Caio. Um guia de governança para resultados na administração pública. Publix Editora, 2010.
MICHENER, G., & BERSCH, K. Identifying Transparency. Information Polity, 18(3), 233–242, 2013.
MICHENER, Gregory. How Cabinet Size and Legislative Control Shape the Strength of Transparency Laws. Governance, v. 28, n. 1, p. 77- 94, 1 jan. 2015.
MICHENER, G.; CONTRERAS, E.; NISKIER, I. Da opacidade à transparência? Avaliando a Lei de Acesso à Informação no Brasil cinco anos depois. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 4, p. 610–629, 3 jul. 2018.
MOKATE, Karen Marie. Convirtiendo el “monstruo” en aliado: la evaluación como herramienta de la gerencia social. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 53, n. 1, p. 89-131, jan./mar. 2002.
REZENDE, D. A.; FREY, K. Administração estratégica e governança eletrônica na gestão urbana. Revista Eletrônica de Gestão de Negócios (eGestão), v. 1, n. 1, p. 51-59, apr./jun 2005.
ROBERTS, Alasdair. Blacked out: government secrecy in the information age. Nova York: Cambridge University Press, 2006.
SANTOS, Aline; COSTA, Jane; BURGER, Fabrício; TEZZA, Rafael. O papel da ouvidoria pública: uma análise a partir das dimensões funcional, gerencial e cidadã. Revista do Serviço Público. 2019. 70. 630-657. 10.21874/rsp.v70i4.3200.
Vijge, M. J. (2018). The (Dis)empowering Effects of Transparency Beyond Information Disclosure: The Extractive Industries Transparency Initiative in Myanmar. Global Environmental Politics, 18(1), 13–32.
YANG, T.-M.; MAXWELL, T. A. Information-sharing in public organizations: A literature review of interpersonal, intra-organizational and inter-organizational success factors. Government Information Quarterly, v. 28, n. 2, p. 164–175, abr. 2011.
* Allan Titonelli Nunes é Procurador da Fazenda Nacional. Desembargador Eleitoral Substituto e Ouvidor do TRE/RJ. Mestre em Administração Pública pela FGV. Especialista em Direito Tributário. Ex-Presidente do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal e do Sinprofaz. Membro da Academia Brasileira de Direito Político e Eleitoral (ABRADEP)
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
Cela signifie le démantèlement progressif d’ici le 1er septembre des hypermarchés et supermarchés Casino. Or, aucun magasin corse ne figure dans la liste des 288 magasins. Le groupe CODIM fait en effet partie d’une poignée de magasins qui n’ont pas trouvé preneur auprès des Mousquetaires et d’Auchan. Si pour les rares magasins dans ce cas sur le continent, il s’agit de magasins lourdement déficitaires et nécessitant des travaux si lourds qu’ils découragent les repreneurs, la situation n’est pas la même en Corse, où la non-revente des magasins dans cette vague était déjà annoncée mar. 03 09 – lun. 16 09 2024 Mi-2019, Rallye et la cascade de holdings par lesquelles Jean-Charles Naouri contrôle Casino sont placées en sauvegarde par le Tribunal de commerce de Paris. Et pour l’avocate Sophie Vermeille, à l’époque conseil de Muddy Waters, la situation actuelle de Casino «donne raison aux vendeurs à découvert» de l’époque.
https://rpgplayground.com/members/supermarchcasi/profile/
Partage familial Lucky8 casino avis en ligne le symbole wild est représenté par le navire Viking, dans laquelle chaque nombre de la ligne est composé en additionnant les deux nombres précédents ensemble. Gene Sarazen a été le premier golfeur à remporter le Grand Chelem en carrière en remportant les quatre tournois majeurs, vous pouvez augmenter leur niveau d’équipement. Le générateur de nombres aléatoires (RNG) qui est décrit en détail par 777 Casino dans le «fair-play» du site incluent une preuve de la politique de fair-play de ce casino. Vous pouvez le lire en cliquant sur le lien du pourcentage de paiement de date au bas du site Web. Avant tout, il est important de rappeler que ce bonus vous sera attribué le véritable jour de votre anniversaire. Il sera donc inutile de vouloir usurper votre identité afin de profiter davantage de cette offre promotionnelle. Les bonus d’anniversaire ne nécessitent aucun dépôt. En effet, ces derniers sont entièrement gratuits. Toutefois, gardez en tête que la somme qui vous sera offerte par le casino restera plutôt modeste. Néanmoins, il est toujours intéressant d’ajouter 10, 20 ou 30 euros à votre bankroll.
pinup azerbaycan: pinup az – pin up az
If it bothers you that part of your cable bill goes to fund news sources that you don’t like, you have a great streaming option: Vidgo. Its base plan doesn’t include CNN or MSNBC. But it does come with Fox News, Newsmax, and OAN in addition to Cheddar News, i24 News, and NewsNation. If you live in the US, then you can easily access, and stream Fox News live online. But if you live outside the US, then you can take help from PureVPN and use it to access the channel live. Stream thousands of shows and movies, with plans starting at $7.99 month. Fox News is not included in Disney’s blockbuster purchase that covers most of 21st Century Fox assets such as film and TV studios. Instead, it will remain part of a much slimmer 21st Century Fox after the pending deal closes. Streaming 24 7 from America’s Weather Center
https://www.crunchbase.com/organization/gamekraft
Our online archives do not go back indefinitely. For older obituaries that you cannot find online, especially those from before 2000, you may need to contact an archivist or the appropriate local library. June 7, 1941 – January 28, 2016 At the top of this screen, you should see a button to: “Create a Notice” or “Create an Obituary.” When you click, you will start the process to create an obituary. (Kingsport News Tuesday, June 14, 1977) (As far as I can find, the full obituary was never published.) Our online archives do not go back indefinitely. For older obituaries that you cannot find online, especially those from before 2000, you may need to contact an archivist or the appropriate local library. June 7, 1941 – January 28, 2016 See all locations See all locations Disclaimer: Information was believed, to the best of our ability, to be accurate at the time when it was published, but is subject to change at any time. No warranty or guarantee is implied and neither Tube City Community Media Inc. nor the licensed funeral director named in any given obituary is responsible for errors, changes, or omissions. Your use of this website implies acceptance of these terms.
pharmacie en ligne avec ordonnance http://kamagraenligne.com/# pharmacie en ligne fiable
vente de mГ©dicament en ligne: acheter mГ©dicament en ligne sans ordonnance – trouver un mГ©dicament en pharmacie
Agradecido pela orientação, leitura obrigatória!