O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) um documento em que estabelece novos critérios para uso da cloroquina no tratamento da covid-19. As novas recomendações permitem o uso de cloroquina ou hidróxido de cloroquina já nos primeiros dias após a manifestação de sintomas. As normas anteriores liberavam a droga apenas para os casos mais graves da doença.
> Sociedade Brasileira de Imunologia desaconselha cloroquina para covid-19
A administração precoce de cloroquina, que leva a um uso amplo do medicamento, é contestada por entidades médicas por não haver estudos que comprovem sua eficácia e ainda existir o risco de reações adversas, como problemas cardíacos.
Imposto pelo presidente Jair Bolsonaro, o uso precoce de cloroquina levou à saída de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich do comando da pasta. Ambos não aceitaram assinar as novas orientações, que agora saem com a assinatura do general Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde.
Leia também
Na terça-feira (19) um documento conjunto assinado pelas três sociedades médicas ligadas às áreas de tratamento da covid-19 diz ter chegado a um consenso para não recomendar o uso de cloroquina, hidroxicloroquina e outros medicamentos como rotina durante o tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.
PublicidadeO documento dos especialistas foi assinado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira [AMIB], Sociedade Brasileira de Infectologia [SBI] e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e contesta as recomendações do governo.
PARABÉNS AO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO pelo incentivo ao uso da cloroquina. Este medicamento poderá salvar muitas e muitas vidas se usado corretamente.!!! Desde os anos 60 este remédio é utilizado no mundo todo para outros fins.. com excelentes resultados. E agora.. contra o covid.. TAMBÉM. David Uip e Roberto Kalil.. médicos.. FORAM SALVOS pela cloroquina (INDICADA DESDE O INÍCIO PELO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO)… e são provas VIVAS do quanto este medicamento FUNCIONA CONTRA O COVID!!! PARABÉNS, PRESIDENTE… E OBRIGADO!!!!
Quantos leitos de UTIs foram criados pelo Dr. Cloroquina nos Hospitais Federais ? Quantos ventiladores mecânicos ? O Boçalnaro quer que as pessoas acreditem que a Cloroquina fará a mágica contra a COVID-19… O remédio para malária fará oque ELE tem a obrigação de fazer como faria qualquer Chefe de Estado…. O mundo se defende dessa praga praticando o Isolamento Social, não porque irá resolver de todo o problema, mas para que uma menor quantidade de pessoas possam ser infectadas por dia, e assim evitar o colapso no nosso pobre Sistema de Saúde (graças a Deus pelo SUS, nos estadus unidus onde todos os Hospitais são privados, a mortandade está de lascar…). Ontem chegamos ao computo de 1.189 mortes num período de 24 horas, e nem chegamos perto do nosso teto…
Tá na hora do Boçalnaro tomar juízo e parar de pregar a saída para as ruas do povo, para que se possa evitar uma mortandade sem precedentes.
Ou, SE não sabe fazer oquê é útil, que saia fora e não atrapalhe empurrando o o povo para a morte. Esse sangue cairá sobre a sua cabeça, e sobre as cabeças de seus idólatras. Certamente Deus cobrará isso !
FORAAAAA BOLSONAROOOOOOO JÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!!
FORAAAAA DIREITALHAAAAAAAAA JÁÁÁÁ!!!!!
Hospitais federais? Logo vemos que o senhor não conhece bosta nenhuma. Como está a vida aí na Lua?