No terceiro dia de inscrição do programa Mais Médicos, cerca 84% das vagas definidas no novo edital do programa já foram preenchidas. No balanço divulgado esta manhã, 19.994 médicos com CRM Brasil ou que revalidaram o diploma no país já fizeram a inscrição, segundo o Ministério da Saúde.
Desse total, 13.341 foram efetivadas e 7.154 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve apresentar todos os documentos exigidos no edital. As inscrições vão até 7 de dezembro pelo site do programa.
As vagas foram abertas após o anúncio do governo de Cuba de retirar seus profissionais do programa, em reação às mudanças planejadas no programa pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.
Segundo o ministério, ao contrário do primeiro dia de inscrições, quando houve dificuldade de acessar o site devido a uma instabilidade causado pelo número alto de acessos: no momento da abertura das inscrições para o novo edital, o Sistema do Mais Médicos recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos.
Mais um grupo de cubanos deixa hoje o Brasil rumo a Havana
Leia também
De acordo com a pasta, para efeito de comparação, isso é “mais que o dobro do número de médicos em atuação no país. A alta procura dos profissionais e os ataques cibernéticos ao sistema de inscrição provocaram lentidão no sistema e, por isso, o Ministério da Saúde prorrogou as inscrições”. Hoje o sistema está estável.
Neste edital do Mais Médicos são ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba.
Mais de 600 cidades podem ficar sem médicos; programa terá 10 mil vagas abertas
Que estranho… O Mais Médicos não foi criado porque havia uma insuficiência de médicos no Brasil? E agora, em três dias surgem do nada quase 20 mil médicos para ocupar as vagas daqueles que saíram!
Será que esses 20.000 médicos se formaram de 2013 pra cá, ou será que Dilma trouxe os cubanos só para agradar Castro, lhe garantir uma graninha?
Graças ao PT, temos atualmente (2016) 310 faculdades de medicina no país. Em 2016, já foram 21.109 médicos formados e lançados para o mercado de trabalho. Em 2018, irão se formar cerca de 25 mil médicos no país. A previsão para até 2020 é que 32 mil médicos se formem por ano.Esses dados são de 2016. Mesmo assim, havia – e ainda há – falta de médicos pelo interior do país, por não aceitarem trabalhar nesses grotões.
Temos sim, mais de 310 faculdades de medicina no país, mas NÃO graças ao PT, pois a grande maioria delas já existia antes do PT chegar ao poder ou até de sua criação.
Isso que você afirmou apenas corrobora o que eu disse, ou seja, já havia milhares de médicos formando-se anualmente no Brasil e mesmo assim abriu-se o mercado aos do país amigo de Lula e Dilma, para dar uma forcinha (e uma graninha) aos Castro.
E me parece que não é bem assim, que os médicos não aceitam trabalhar “nesses grotões” como você diz, pois em três dias 20 mil deles se ofereceram para tanto.