O presidente Lula pretende embarcar para a China no próximo dia 11. Lula voaria com uma grande comitiva no último sábado (25) para o país asiático, mas foi obrigado a cancelar a viagem por causa de uma pneumonia leve. O governo brasileiro negocia a nova data com o governo chinês. Lula planeja se encontrar com o presidente Xi Jinping, o primeiro-ministro Li Qiang e o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
Lula voltou a convidar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a integrar a comitiva. Os dois se reuniram nessa terça-feira (28) para discutir o impasse criado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em torno da tramitação das medidas provisórias no Congresso. Depois da audiência, Pacheco reforçou o coro de Lula contra os juros altos.
O presidente brasileiro teria agenda na China entre os dias 26 e 31. Entre outros compromissos, ele acompanharia a posse de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), em Shangai, o chamado banco dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na China, o governo brasileiro pretende assinar pelo menos 20 acordos comerciais. (Por Edson Sardinha)
Leia também
Deixe um comentário