Um dia após realizar uma cirurgia no quadril, o presidente Lula já fez uma caminhada leve neste sábado (30), dentro do quarto do hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde está internado. Segundo a Presidência, Lula passou a noite estável.
O boletim médico divulgado neste sábado afirma que Lula também já realizou sessões de fisioterapia e permanece internado em apartamento na unidade de saúde. Ele está sob os cuidados do cardiologista Roberto Kalil Filho, médico que acompanha o presidente há vários anos, da médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, e do ortopedista Giancarlo Polesello, especialista responsável pela cirurgia.
Além do procedimento ortopédico, Lula passou por uma blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele na região da pálpebra. Essa cirurgia não foi informada previamente porque dependia do sucesso da operação no quadril.
Lula se queixava de dores no quadril e, de acordo com os médicos, a cirurgia auxiliará na redução das dores e otimizará a locomoção do líder do executivo. A artroplastia total de quadril é um procedimento em que é introduzida uma prótese de metal dentro do fêmur, e a parte que conecta o osso à bacia é removida e substituída por uma prótese de metal.
A recuperação do presidente Lula deve ser rápida. Inclusive, não se afastará da função e deve continuar presidindo o país do Alvorada. Segundo o Dr. Giancarlo Polesello, Lula já conseguiu ficar em pé no dia de hoje com auxílio de andador. O médico ainda acrescentou que a musculatura é forte, podendo realizar exercícios fisioterápicos ainda no leito. A previsão é que o presidente consiga andar com independência entre 4 a 6 semanas.
Deixe um comentário