A falta de cumprimento de prazos por parte do governo Bolsonaro atrapalhou, mais uma vez, a sessão do Congresso. Na semana passada a sessão do foi tumultuada por uma quebra de acordo do Senado Federal, que, segundo o presidente do Congresso, David Alcolumbre, aconteceu devido a um atraso dos líderes do governo. Nesta terça a sessão que estava marcada para às 11h foi cancelada, pois o governo não enviou o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que estava acordado.
> Erro do governo faz acordo da LDO ser descumprido, diz Alcolumbre
No último dia 27, após a Câmara derrubar todos os vetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), como tinha sido alinhavado, os senadores derrubaram apenas três dispositivos, mantendo 199, contrariando o acordo fechado. Para desfazer o erro, o governo prometeu que enviaria este projeto de lei que na prática, anularia os próprios vetos.
O combinado era que o PLN chegaria até às 11h para a sessão do Congresso, o que não aconteceu. A expectativa é que fique pronto até às 14h30.
Quebra de acordo do dia 27 de Novembro
Referente a sessão da última semana, segundo lideranças que falaram com a reportagem, a iniciativa do acordo partiu do próprio governo. O trato era derrubar todos os vetos da LDO e, em contra partida, manter os vetos que tivessem destaques por parte do governo. Os destaques seriam o código a ser seguido para que o veto não fosse derrubado.
PublicidadeSegundo o presidente David Alcolumbre, a cédula que indicaria o acordo deveria ter chegado às 10h30 para os parlamentares. Mas o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), atrasou e só entregou a cédula às 11h30, quando as votações já estavam acontecendo.
O fato gerou indignação entre os líderes da casa. “Havia um acordo e quando tem um acordo a gente cumpre, se não cumpre não tem como seguir adiante. Nesta Casa a gente cumpre com nossa palavra”, desabafou uma liderança que pediu para não ser identificada.
> PCdoB pede suspensão do edital do governo que exclui Folha de SP
E na bozolandia o chororô com o congresso é estrondoso….
Porém, nunca tivemos um congresso tão subserviente a um governo como agora ( estavam lá para aprovar, mas o pessoal do desgoverno não apareceu)… Ao invés de procurar inimigos para dar desculpas, já passou da hora desse pessoal desse desgoverno trabalhar. Talvez estejam sendo inspirados pelo chefe que foi “parlamentar” por 28 anos, sem aprovar nenhum projeto ….
Só: blá blá blá blá…….