Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) aponta uma correlação entre a pandemia do coronavírus e o apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Em municípios onde o presidente – que historicamente minimiza os efeitos do covid-19 – foi mais votado, os casos e as mortes foram mais frequentes. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Para cada 10 pontos percentuais a mais que Bolsonaro teve no primeiro turno das eleições de 2018, a cidade teria 11% mais casos de coronavírus e 12% mais mortes. O chamado “Efeito Bolsonaro” causaria, portanto, mais estragos em municípios onde o apoio ao presidente nas eleições teria ficado mais claro, e onde o discurso bolsonarista de negação aos efeitos severos da doença teria sido absorvido com mais facilidade.
As falas do presidente Bolsonaro, que foi às ruas e causou aglomerações por diversos momentos durante a pandemia, até ele mesmo ser infectado em julho, ajudaram a calibrar a reação da população brasileira no combate ao vírus.
Leia também
Outro estudo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC (UFAbc) mostra que, a cada fala do presidente minimizando os efeitos da pandemia, houve uma sensível diminuição nos índices de isolamento social – considerados essenciais para o controle da pandemia. Este estudo também apontou uma correlação entre o número de casos confirmados e mortes da doença e a votação a favor do presidente nas eleições de 2018.
> Bolsonaro passeia de moto no Guarujá e, sem máscara, cumprimenta apoiadores
> Relator da indicação para o STF, senador Eduardo Braga está com covid-19
Que coisa mais ridícula. E depois não sabem o porque de a grande imprensa perder a credibilidade.
Estamos perante a IMPARCIALIDADE do “Congresso em Foco”… Gente ridícula, que acha que os outros são estúpidos!
Porque será que se esqueceram de dizer que foi, também, nessas cidades onde ocorreu o maior número de curas? De qualquer forma, eu fico pensando: como ´pode alguém ser tão imbecil, a pontos de querer fazer uma ligação entre os eleitores de Bolsonaro e os contaminados pelo vírus? Uma criatura assim, ou é extremamente BURRA, ou é de uma HIPOCRISIA a toda a prova!
VERGONHOSA E TENDENCIOSA A MATÉRIA, QUE SÓ INCREMENTA A DESINFORMAÇÃO, O TÍTULO JÁ DÁ O TOM DA CRETINICE! E A VERBA DA EDUCAÇÃO SENDO DESPERDIÇADA COM TÂO RELEVANTE “ESTUDO” ACADÊMICO!
Imagine! O pobre Bolsonaro nada pôde fazer, a competência era dos estados e municípios, né? Não é esse o papo que as antas acreditam? Que o STF “o impediu” de agir? Pois é…
O problema é que STF nada mais fez do que referendar o que já diz a Constituição sobre competências, dizendo que são concomitantes e suplementares, quando o governo federal queria centralizar todas as decisões sobre o tema. Daí, como todo garoto birrento que não aceita ser contrariado, o Bolsonaro disse que o STF o impediu de agir, que a culpa e responsabilidade é dos estados e municípios. Conversa fiada dele, mau caratismo, no duro! E o pior é que tem cretin0 que acredita…
Conversa fiada, o maior número de casos foram onde os governantes eram contra o presidente. Veja e me prove. #bolsonatotinharazão
A economia a gente vê depois, fique em casa. Tudo balela.
Sabe o porquê a economia está em frangalhos? Porque quando se pedia distanciamento social, “cientistas” como o Bolsonaro boicotavam. Daí , logicamente, a boiada ia atrás das groselhas que ele falava. Conclusão, o problema se arrastou mais do que deveria. Não precisávamos ter esse tanto de mortos se tivesse havido um diálogo sensato entre a esfera federal, estados e municípios desde o início. Mas tem conversa com o “mito” quando ele acha que está certo?
Meu caneco. Em que realidade o senhor vive? Desde quando parar a economia irá fazer a mesma economia crescer? Só na sua cabeça mesmo.
As florestas da Califórnia estão pegando fogo.
Bolsonaro foi muito votado na Califórnia.
Portanto a culpa é dele.
A Amazônia e o Patanal também estão pegando fogo, e o Bolsonaro foi mais votado lá. Mas O POST AQUI ME PARECE QUE NÃO É SOBRE QUEIMADAS E SIM SOBRE SAÚDE, MAIS PRECISAMENTE A PANDEMIA DA COVID. Então falando de saúde, “”OS LOCAIS ONDE O BOLSONARO FOI MAIS VOTADO SÃO OS LUGARES ONDE A CONTAMINAÇÃO DO CORONA É MAIOR””. E isso se deve “”porque são lugares em que o Bolsonaro exerce UMA GRANDE INFLUÊNCIA””, e assim quando o Bolsonaro prega “””o não cumprimento de recomendações DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE (OMS), as pessoas desse lugar seguem o que ele fala”””.
Pois é.
Ele foi muito votado nos estados paraíbas.
Tem grande influência em Fortaleza, São Luís, Belém, Manaus e etc.
Acho legal o jeito que vc escreve com desdém dos estados do norte, chamando-os de “paraíbas”. Não é a primeira vez que reparo nisso. Você deve ser um escandinavo louro, de olhos azuis brilhantes e de dois metros de altura que defende a raça branca contra a miscigenação, a julgar pelo teu nome, kkkkkkkkk. O viking aí nasceu onde? No Realengo? Kkkkkkkkkk
Não sou viking, só acho que estas pessoas eleitoras desses estados vendem o voto por qualquer coisa e para qualquer um.
Basta levar uma vantagenzinha qualquer.
Vivem comemorando esmolas.
Também acho errado mas a realidade lá, principalmente nos sertões, é outra. Aliás, não só lá no norte e nordeste mas em todo canto do Brasil onde tem gente na pior. Rabo de jacaré vira tronco quando vc não tem onde se segurar. Cesta básica vira milagre de santo. Mas o errado mesmo é esse teu desdém…
É uma pena o sujeito precisar ser submisso às oligarquias que se revezam no poder para conseguir apenas sobreviver.
Não é à toa que uma boa parte desse povo foge para qualquer lugar assim que pode.
Prefere ser favelado em outro lugar do que morador da sua própria terra.
Pois é…nas grandes capitais, pelo menos de fome não se morre.
Dessa vez resumiu bem.
Será que algum dia isso terá uma solução?
Me parece que sozinhos eles não conseguem se erguer.
Possuem terras bastante férteis que se fossem irrigadas seriam um celeiro de alimentos.
O que será que falta?
Em minha visão falta investimento nas regiões. Se países desérticos conseguem produzir, não seria em nosso sertão impossível. O problema é que esbarra no velho coronelismo que assola essas regiões, tem muito interesse que colocam à frente do povo…
Imagine falar mal desse santo e preparadíssimo presidente! Longe de nós, kkkkkkk
Imagina, né?
Ele não faz nada que preste, né?
Saudades do tempo do Nosso Estadista e a sua diplomacia externa formidável.
De 2 em 2 meses o Fidel Castro aparecia para aprender como se faz.
Cara, vc pode falar o que quiser dos governos anteriores mas o Brasil era essa piada que hoje é? Quem leva o Brasil a sério lá fora, hoje? Nem o “irmão” Trump…
Posso falar o que eu quiser mesmo.
Você fala o que quer também.
Apesar de tosca, essa ainda é a nossa democracia.
Pois é…mas se dependesse do pensamento de alguns, tipo, vc, ela não existiria, né? Mas ao invés de ficar chateadinho, refute o que eu escrevo, oras…eu gosto de trocar idéias e não tenho problema algum em reconhecer que estou errado, desde que me provem, é claro…
O problema é que você não entendeu nem a ironia.
A Democracia não pode ser isso aí.
Democracia é outra coisa.
Se democracia for isso, o negócio é concordar com o “historiador” baiano que chegou à conclusão que o governo do Stálin foi muito bom.
Afinal, ele manteve a URSS nos eixos enquanto esteve no poder.
Te garanto que lá eles não deixariam um juiz mandar soltar de ofício próprio um chefe da máfia local.
Democracia não pode ser o quê? Pontos de vista opostos? Permita-me discordar…
Democracia não deveria combinar com nenhum tipo de dominação.
O que temos hoje é dominação de grupos.
Por exemplo?
No Nordeste quase todo é o coronelismo político que domina o poder.
Veja o caso de Pernambuco.
Vão eleger como prefeito um garoto herdeiro da mais famosa família de coronéis locais, que quando o pai morreu, o substituiu no comando da oligarquia ainda ao pé da cova.
Mas o coronelismo também existe em outros lugares, inclusive aqui no RJ.
Tem umas famílias que dominam municípios há décadas.
Aí sim, concordo contigo. Isso precisa acabar.
As informações são do jornal Folha de S. Paulo. ?????
FAKE NEWS…