O presidente Lula afirmou, nesta segunda-feira (19), que a reunião ministerial coordenada por ele na semana passada “harmonizou” a equipe de governo. Durante sua live semanal, Lula disse que esse tipo de encontro é importante para acabar com “futricas”. No encontro, o presidente reforçou aos seus auxiliares que não existe proposta de ministro, apenas de governo.
“Foi a melhor reunião que eu já fiz. Eu queria ouvir todos os ministros e ministras, queria ouvir o que eles fizeram, aquilo que eles estão se propondo a fazer e o que falta para entregar a proposta completa. E foi muito interessante porque demos uma harmonizada na equipe do governo”, declarou. “Muitas vezes, a gente não se reúne. Cada um começa a falar alguma coisa, responder fofoca de jornal. É importante harmonizar a linguagem do governo. É importante dar menos ouvidos a ‘futrica’ e dar mais ouvidos às coisas que são verdadeiras”, acrescentou.
120 anos
Leia também
O presidente abordou diversos assuntos durante a live transmitida dos jardins do Palácio da Alvorada e apresentada pelo jornalista Marcos Uchôa, da EBC. Lula falou, em tom bem humorado, que pretende chegar aos 120 anos, depois de confirmar que telefonou ontem para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para cumprimentá-lo pelo aniversário de 92 anos. “Eu liguei para o Fernando Henrique Cardoso porque ele está com 92 anos de idade. E como eu sonho viver até 120 anos, pensei: vou ligar para o FHC para pedir um pouco de experiência sobre como é chegar aos 92”, disse Lula, que tem 77 anos.
Ele lembrou que, a despeito das divergências, sempre conversou com seus antecessores, como o próprio FHC, Itamar Franco, José Sarney e Fernando Collor. Mas ressaltou que não há diálogo com Jair Bolsonaro.
Golpismo
Segundo o presidente, as investigações vão apontar os responsáveis pela tentativa de golpe em 8 de janeiro. “Já está provado que eles tentaram dar um golpe, coordenado pelo ex-presidente, que agora tenta negar. Mas quando ele perdeu as eleições, ele se trancou dentro de casa para ficar preparando um golpe”, disse.
“Nós vamos apurar isso com muita tranquilidade. Todo mundo terá chance de se defender. Quero que as pessoas fiquem tranquilas porque nós vamos investigar. Quem tiver culpa no cartório vai pagar, vai ser julgado pela Justiça comum e irá para cadeia se tiver cometido crime. Nós não vamos aturar as pessoas que tentaram dar um golpe e destruir a democracia do nosso país”, concluiu.
Poleiros
Ainda durante a live, Lula criticou um programa habitacional lançado pela prefeitura de Campinas (SP), que prevê a construção de casas de 15 metros quadrados.
“É importante a gente lembrar que precisamos discutir as palafitas, o processo de degradação do ser humano. Se essa moda de fazer casa de 15 metros quadrados pega, daqui a pouco estamos construindo poleiros. É o absurdo do absurdo do absurdo”, disse.
Papa Francisco
Lula também destacou a importância da realização da conferência do clima (COP) em Belém, em 2025, e de sua nova viagem à Europa, que começa nesta terça-feira (20), com visitas ao Papa Francisco e aos líderes da França e da Itália. O presidente adiantou que pretende convidar o Papa para acompanhar os festejos religiosos do Círio de Nazaré, na capital paraense. Na avaliação dele, Francisco é o sumo pontífice que mais se preocupou em combater a fome e a miséria em todos os tempos.
“Tomei a liberdade de ligar para o Papa e pedi para visitá-lo. Quero conversar sobre a guerra e sobre a desigualdade no mundo. Eu já tinha feito uma visita ao Papa antes da pandemia e falamos sobre o combate a fome. É preciso uma consciência mundial para nos indignarmos contra a fome no mundo. O problema não é falta de produção de alimentos”, disse.
Deixe um comentário