O partidos do Centrão fizeram ao governo federal uma nova leva de indicações para ocuparem cargos na administração pública.
Deputados do grupo informal de centro e direita ouvidos pelo Congresso em Foco afirmaram que o Republicanos deve emplacar um aliado no comando de uma secretaria no Ministério de Agricultura e Agropecuária e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao mesmo ministério.
>Centrão emplaca novo secretário do Ministério da Saúde
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
Também há articulações para que seja trocado o comando da Telebrás, estatal vinculada ao Ministério de Ciência,Tecnologia, Inovação e Comunicações. A indicação do novo nome deve caber diretamente ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Integrantes da legenda disseram ao site que ouviram sobre a indicação para a Telebrás, mas que isso não está sendo feito pela bancada do partido no Congresso.
A movimentação contraria política econômica defendida pelo ministro Paulo Guedes. A Telebrás está entre as estatais que o Ministério da Economia quer privatizar.
PublicidadeO presidente Jair Bolsonaro tem negociado a ocupação de cargos com os partidos em troca de uma base no Congresso. O PP já levou o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação (FNDE), com orçamento de cerca de R$ 30 bi, e o PSD levou o comando da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), com orçamento de cerca de R$ 3 bi.
Outros cargos já entregues ao Centrão
Bolsonaro já atendeu a outras demandas das siglas. Foi nomeado Garigham Amarante Pinto para a Diretoria de Ações Educacionais do FNDE. Garigham trabalhava há mais de dez anos como assessor técnico da liderança do PL na Câmara. O mesmo partido também indicou novo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Fernado Marcondes Leão foi para o comando do Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (DNOCS). Ele foi indicado pelo líder do PP, Arthur Lira (AL), em acordo com o deputado Sebastião Oliveira (PL-PE), que vai sair do PL e ir para o Avante.
O presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP), indicou o advogado Tiago Pontes, que foi nomeado para a Secretaria de Mobilidade do Ministério de Desenvolvimento Regional.
Em nível regional o PSC emplacou um aliado no comando da Companhia de Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Pernambuco. O escolhido para a CBTU do Recife é Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, que foi secretário municipal no interior do estado.
O advogado Alex Machado Campos foi nomeado no fim de abril para uma das diretoria da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Campos Machado é próximo do deputado André de Paula (PSD-PE), que foi líder da sigla ano passado. No entanto a indicação é creditada ao ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, de quem Campos Machado foi chefe de gabinete.
>Bolsonaro dá a Centrão mais um cargo no Ministério de Desenvolvimento Regional
>Centrão minimiza vídeo, mas admite dificuldades se STF avançar em inquérito
Queria o que? Desgoverno cheio de corrupção é assim mesmo.